63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística |
Saussure e Chomsky: confrontos e encontros |
Nandra Ribeiro Silva 1 Marília de Nazaré Ferreira Silva 2 |
1. graduanda em Letras Lingua Portuguêsa 2. Profa. Dra/ Orientadora- Depto de Letras e Comunicação |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho tem como objetivo estudar duas teorias linguísticas que definem a língua de formas diferentes,conhecidas como Estruturalista e Gerativista,cujos principais representantes são:Saussure e Chomsky,respectivamente.Saussure definiu a língua como um sistema de valores que se opõem uns aos outros, numa relação de dependência mútua, isto é,num sistema em que os termos não se definem por si só,isoladamente,mas por uma relação de dependência recíproca. Para o estruturalista,a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Por outro lado Chomsky em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem.Segundo ele,a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, diferentemente da teoria de Saussure que considera a língua um objeto fundamentalmente social.Noam Chomsky relaciona, ainda,a aquisição da língua a termos conhecidos como:competência e desempenho.Para Saussure a linguagem é dividida em duas partes:a língua e a fala. Chomsky principiou a teorização da Gramática Gerativo-transformacional,na qual reformula o conceito de Linguística e atribui a ela um valor em que o objeto de estudo é a competência linguística do falante ouvinte ideal pertencente a uma comunidade ideal. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada na produção deste trabalho foi basicamente a pesquisa bibliográfica, cujos textos principais são os de Lobato (1986) e os de Saussure (1916) CLG, as etapas de trabalho podem ser divididas do seguinte modo: 1. A primeira etapa foi feita através da coleta de materiais bibliográficos na biblioteca, na internet, em revistas, etc, a respeito do tema proposto. 2. Com os materiais necessários foram feitas as leituras sobre a teoria de cada autor referente ao assunto. 3. O terceiro passo foi a leitura contrapondo os dois autores escolhidos como embasamento teórico (Chomsky e Saussure). 4. A produção do pôster com os confrontos e encontros percebidos nas teorias de Chomsky e Saussure. |
RESULTADOS: |
Embora os conceitos de desempenho e competência de Chomsky se assemelhem aos conceitos de língua e fala de Saussure, há uma distinção fundamental entre eles. Chomsky, ao contrário de Saussure, não analisa a linguagem como fruto de um meio coletivo. Partindo da análise da "criatividade", ele observa a maneira como um indivíduo é capaz de reproduzir frases. Se comparássemos a língua de Saussure com a competência de Chomsky, a diferença fundamental é que a língua trata de um sistema interiorizado, e a competência, embora, também trate de um sistema interiorizado, preocupa-se principalmente com as regras para gerar os enunciados da língua, e não dos signos internalizados. Enquanto que, ao comparar-se fala e desempenho, chega-se à conclusão de que a fala é um ato individual e está sujeito a fatores externos, muitos desses não linguisticos e, portanto, não passiveis de analise, e o desmpenho é o uso que a fonte faz do conhecimento que o falante tem da gramatica de sua língua. |
CONCLUSÃO: |
Na linguística, para alguns estudiosos, a língua é tida como um sistema de signos linguísticos que pode ser considerada um fato social, embora este não seja da ordem do histórico social, e sim pelo fato de envolver a massa de falantes. Por tanto, a língua vem a ser um produto autônomo da mente de cada falante de uma comunidade. Sendo assim, a linguística seria uma ciência em busca do entendimento da língua do ponto de vista de sua estrutura interna, dai a denominação de estruturalismo. Só a partir do estruturalismo (1916) é que a linguística adquiriu caráter cientifico. |
Palavras-chave: confrontos, encontros, língua. |