63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
Literatura e Pintura: Taras Chewtchenko
Adilson José Stresser 1
Regina Chicoski 2
1. IC Voluntária - UNICENTRO
2. Profª. Dra./ Orientadora- Depto de Letras- UNICENTRO - Irati
INTRODUÇÃO:
Introdução
Esta pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa “Língua, História e Literatura Ucraniana”, na linha de pesquisa “Literatura Ucraniana”, teve como objetivo principal analisar comparativamente as obras literária e pictórica de Taras Chewtchenko, considerado um dos grandes nomes da literatura ucraniana, conhecido mundialmente e considerado pelos ucranianos como o vate da liberdade. Os trabalhos literários de Taras Chewtchenko são de significativa profundidade. Seus versos em primeira edição (1830), publicados sob o titulo de Kobzar, uma coletânea de poemas publicados separadamente e no decorrer das 337 reedições foram incluídos no Kobzar, obtiveram grande sucesso e ainda hoje são lidos. A obra Kobzar é considerada a mais importante da literatura ucraniana, a mais completa e a mais divulgada. Dentre a obra pictórica foi selecionado um calendário com doze telas pintadas pelo artista, que está no Museu do Milênio em Prudentópolis/PR. As duas manifestações artísticas foram analisadas comparativamente com o intuito de perceber as relações, semelhanças e diferenças de temáticas, estilos adotados pelo escritor/pintor.
METODOLOGIA:
Materiais e métodos
Inicialmente foi feito levantamento bibliográfico que amparasse o referencial teórico. Em seguida foi feita a leitura e o fichamento do material obtido. Na sequência foram selecionados e analisados alguns poemas de Taras Chewtchenko, bem como algumas de suas telas, com o intuito de estabelecer um diálogo comparativo entre as duas manifestações artísticas produzidas pelo mesmo artista, apoiado teoricamente em DORFLES (1192), PRAZ (1973), CARVALHAL (2003), CZAIKOWSKI (1999), NITRINI (1997) e outros. O artista teve vasta produção literária e também pictórica. A atividade literária de Taras Chewtchenko se divide em 3 períodos, ou seja: os anos antes, durante e depois de seu cativeiro. Os seus primeiros poemas são inspirados na poesia popular. O autor aparece como ardente patriota e admirador dos cossacos (homens militares livres que guerreavam a favor da pátria). Cantos cossacos trazem a marca da melancolia e sofrida paixão, própria da poesia eslava, entretanto, avançado no caminho da vida, logo já não é à Ucrânia a única que dedica seus ardores de poeta: são aos pobres e aos oprimidos, por quem sofre e advoga e o admirador dos cossacos se eleva o defensor da humanidade aflita.
RESULTADOS:
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam que a obra de Taras Chewtchenko é de extrema relevância para a Literatura Ucraniana. Ele revelou toda sua sensibilidade tanto na poesia quanto na pintura. O artista aborda, principalmente nos poemas, ideias revolucionárias para seu tempo, enfatizando conceitos os quais eram essenciais para a libertação da Ucrânia ficando explícito o sentimento nacionalista por meio do realismo.
Tomou-se como o corpus de análise os poemas “O Testamento” traduzido pela professora Wira Selanski (1980), “Cáucaso” traduzido pela professora Helena Kolody (1980), “Poemas Meus” e “Ainda Sonho” traduzidos por Cecília Strechar nos anos (2006 2007), “Infância”, traduzido por Mariano Czaikowski, e quatro telas pintadas por ele no período de 1840/1843, que são: “katarena” (1842), “Cigana” (1841), “Maria” (1840) e “Família do interior” (1843).
O poeta fervoroso nacionalista acredita que a única maneira de atingir seu povo e sua língua era por meio de arte poética. Ele acredita que a educação liberta o homem, como também enfatiza a importância de valorizar o que é seu, ou seja: a cultura, a língua, as tradições.
CONCLUSÃO:
Conclusões
No início de sua carreira de artista e poeta, Chewtchenko esteve sob a influência do romantismo. Sem dúvida começou imitando artistas e poetas românticos que ele conhecia. Mas essa imitação era meramente superficial, pois ele possuía seus próprios meios de expressão e tratou seus temas a seu próprio modo e como lhe convinha. A riqueza das tradições populares, do rico folclore ucraniano representou para ele uma fonte inesgotável de temas.
O resultado da pesquisa revela que na obra literária o poeta foi mais incisivo, mais dramático na temática, pois tenta de forma enfática alertar, convocar, impulsionar a população ucraniana a lutar contra a servidão imposta ora por um ora por outro dominador. Na arte pictórica o artista foi mais ameno, embora também retrate angústia, sofrimento, melancolia nos semblantes iconográficos.
A qualidade e a vastidão da obra que legou à posteridade são dignas da maior admiração. São centenas de poemas, prosa, seu diário, sua valiosa correspondência (de que conservou-se somente parte). Também são centenas de valiosos retratos, alguns auto-retratos, esplêndidos quadros a óleo, sépia e aquarela e mais de 1.300 desenhos e esboços, sem contar os extraviados. Apesar de todos os percalços, pela sua genialidade e incomparável talento, Taras Chewtchenko elevou a literatura ucraniana ao nível de reconhecimento mundial.
Palavras-chave: Literatura, Pintura, Taras Chewtchenko.