63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
BRINCANDO, BRINCANDO E POESIA CRIANDO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA
Luiza Paula Gomes Luna 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Acreditamos que a poesia é a expressão dos nossos sentimentos, valores e visão de mundo. O texto literário suscita o imaginário, despertando as emoções, desenvolvendo a expressão linguística e a sensibilidade estética. Ao longo do nosso trabalho com turmas do ensino fundamental, percebemos que apesar dos estudantes já apresentarem algum conhecimento sobre a língua escrita, ainda demonstravam dificuldades para desenvolver competências básicas de língua portuguesa, especialmente em relação à leitura e produção de texto. Partindo dessa realidade, decidimos realizar um projeto fundamentado no princípio de que a poesia associada a atividades lúdicas e a outras formas de arte, como desenho e pintura, estimula o prazer de ler e escrever. O poema é um gênero textual que permite o desenvolvimento da imaginação, o brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem, da socialização, da inteligência. E a arte desenvolve a sensibilidade, a percepção e a observação. Dessa forma, a leitura deve ser um ato prazeroso que contribua no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, formando assim leitores autônomos, capazes de produzir textos coerentes e adequados à situação de comunicação.
METODOLOGIA:
Nosso principal objetivo foi despertar nos estudantes o gosto e o prazer pela leitura e produção de texto. Para isso, organizamos uma sequência de atividades reais e significativas que os levaram a refletir de forma lúdica sobre os usos e funções sociais da leitura e escrita. Iniciamos com a apresentação da biografia de Cândido Portinari e posterior apreciação de suas telas sobre brincadeiras. Em seguida realizamos leituras de poesias retiradas do livro “Brincriar” de Dilan Camargo, que abordava a mesma temática. Após a leitura de cada poesia, os alunos eram convidados a representar, por meio de jogos dramáticos, as brincadeiras presentes no texto. As rodas de conversas serviram de subsídio para que as crianças falassem sobre suas brincadeiras preferidas e posteriormente produzissem um manual explicando as regras das mesmas. Realizamos também uma oficina de desenho e pintura onde os alunos fizeram a releitura das telas de Cândido Portinari. O projeto teve sua culminância com um concurso literário que teve como tema ''Brincadeiras infantis”. O evento contou com a participação da comunidade escolar que apreciou um rico recital de poesia, apresentações de dança, teatro e exposição das telas produzidas pelos estudantes.
RESULTADOS:
Constatamos que diante de situações motivadoras, atividades reais e bem direcionadas, os estudantes alcançaram resultados bastante positivos. A opção de trabalharmos de maneira lúdica, envolvendo a arte e poesia no aprendizado de leitura e produção de texto foi fundamental para estimulá-los e contribuir para a construção das competências e habilidades previstas. Foi possível perceber que houve uma melhora significativa na aprendizagem, fato comprovado durante a realização do concurso literário e pelas produções dos poemas que foram compilados numa coletânea para o acervo da biblioteca escolar. Alguns trabalhos foram editados e publicados no jornal da escola.
CONCLUSÃO:
Consideramos que é de vital importância desenvolver estratégias de leitura e produção de texto para o aprendizado da Língua Portuguesa e da literatura, bem como os impactos e aplicações dessas competências na vida social do educando. Sabemos também da necessidade do planejamento de atividades bem direcionadas, de forma que possamos trabalhar de maneira lúdica e prazerosa para despertar o gosto e o hábito da leitura. Observamos que a realização deste projeto aumentou o interesse dos estudantes por ouvir, ler e escrever não só poesias, mas também outros gêneros textuais. Notamos que houve um aumento considerável de empréstimos de livros na biblioteca escolar, pois compreenderam que ler é um fazer poético prazeroso.
Palavras-chave: Poesia, arte, brincadeira..