63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ENTENDIMENTO DA DEFLEXÃO DOS RAIOS LUMINOSOS PROVENIENTE DOS CORPOS CELESTES: UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO MÉDIO
Wellyson Mello Rodrigues 1
Fabrícia de Almeida Pereira 1
Henrique do Nascimento Camelo 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
2. Prof.Msc./ Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
INTRODUÇÃO:
Discute-se neste trabalho uma forma de inserção para aprendizagem do aluno do ensino médio, abordando à deflexão da luz. Uma das maiores descobertas científicas do século XX, proposta na Teoria da Relatividade Geral por Albert Einstein. O desafio em abordar tais conceitos relativísticos se dá por sua complexidade, pois os discentes sentem falta de aspectos que se relacionam ao cotidiano, tais conteúdos podem ser introduzidos como informações e recursos que viabilizem o conhecimento prévio, como por exemplo, introduzir os conceitos de campo gravitacional, de forma que sua influência acarreta a deflexão dos raios luminosos conceituado pelas leis newtonianas, após abordar de forma atraente uma nova explicação para o mesmo fenômeno, assim instigando ao aluno o interesse pela teoria, onde a deflexão ocorre devido a uma deformação no espaço-tempo. Dessa forma, contextualizar, sempre interligada à prática e que faça sentido para o discente com conhecimentos já existentes pelos mesmos, de modo a adquirir um aprendizado significativo, segundo David Ausubel (AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968). Pois como uma boa relação entre o observador e o instrumento de observação é adquirir novas perspectivas científicas.
METODOLOGIA:
O trabalho a ser realizado, inicialmente abordará uma pesquisa sobre a deflexão dos raios luminosos proveniente das estrelas e sua influência com respaldo científico e educacional, em seguida defini-se alguns aspectos: a disposição do aluno em aprender; o material didático a ser desenvolvido, que deve ser significativo para o aluno; à abordagem de conceitos sobre a deflexão da luz e campo gravitacional, buscando instigar os discentes a um caráter investigativo de seus conhecimentos sobre tais conteúdos abordados de forma a se pautar sobre eles e assim conduzi-los a um vocabulário familiar. Ampliando sua visão informal e aproximando-o ao cunho científico de forma que compreendam o fenômeno da deflexão: causas e conseqüências. Assim ao final possam ter habilidades para identificação de conceitos físicos e ate mesmo discussões.
RESULTADOS:
Foi possível observar que com conceitos pré-existentes de como se comporta a luz, o aluno pôde desenvolver habilidades necessárias que viabilizassem o entendimento do fenômeno da deflexão da luz em corpos celestes o qual se dava por uma curvatura no espaço-tempo, descrita por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral que foi comprovada mediante a um eclipse solar total, mostrando a influência de um corpo celeste, que distorce tanto o espaço em que se encontra como o tempo, essa conclusão nos dá que o sol curva o espaço ao seu redor, então a luz proveniente de estrelas num certo campo celeste tendem a sofrer um desvio com a passagem do corpo. Pelo principio de Fermat a luz tende a percorrer o menor tempo possível, com isso conclui-se que diante de um campo gravitacional ela tende a se curvar, mostrando uma visão aparente ao observador situado na terra, assim uma teoria alternativa para a Lei da Gravitação de Newton, pois questionada pelos alunos, onde os mesmo instigaram: porque objetos se movem quando empurrados, não puxados quando empurrados, o que empurra os objetos? A explicação pode ser satisfeita pela teoria de Einstein, aquisição desse conhecimento para aprendizagem significativa associou ao discente uma investigação científica e cognitiva.
CONCLUSÃO:
Com isso constatou-se que com a utilização de novas abordagens em torno do ensino da física, se pode dinamizar o estudo dos alunos sobre tal disciplina tão grandiosa, como também desmistificar ideias errôneas em torno da mesma, fazendo associações de conteúdos que façam sentido de por que estudar física e suas leis da natureza mantendo uma abordagem atrativa aos olhos do aluno, chegando a um ponto que ele possa definir conceitos bem modestos de Teorias complexas. Assim partindo dessas concepções espontâneas dos alunos, usou-se de maneira que o educando possa por si próprio buscar o caminho rumo á concepção cientifica.
Palavras-chave: Deflexão dos raios luminosos, Ensino Médio, Aprendizado significativo.