63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO – SUPORTE DE DADOS PARA CURSOS INSTRUMENTAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA |
Bruno Nunes Machado 1 Letícia Tavares de Faria 2 Juliana Cristina da Costa Fernandes 3 |
1. Depto. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal Goiano - campus Urutaí - IF Goiano 2. Profa. M.Sc./ Orientadora - Depto. Língua Portuguesa, Instituto Federal Goiano - campus Urutaí - IF Goiano 3. Profa. M.Sc./ Coorientadora - Depto. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal Goiano - campus Urutaí - IF Goiano |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto teve como objetivo a montagem de software para ser usado como ferramenta interdisciplinar em aulas de língua portuguesa instrumental. O banco de dados utilizou o MySQL, este foi escolhido pois, suporta as plataformas mais utilizadas atualmente, é compatível com grande numero de linguagens de programação e Sistemas Operacionais, é pouco exigente quanto aos recursos de hardware e é um software livre com base na GPL. O banco de dados oferece informações e interfaces para tópicos que abordam cultura, política, eventos históricos e sociais como base para a leitura e interpretação de textos que exigem do aluno conhecimento de mundo suficiente para entender os eventos que marcaram o século XX na sua complexidade. É uma ferramenta que reúne dados potenciais para montar o retrato das complexidades humanas materializadas nos textos literários. O software torna possível traçar caminhos por ocorrências e fatos históricos, vivenciando as consequências de suas práticas sociais, de modo que tais eventos venham a significar e ressignificar proporcionando ao professor e ao aluno do curso de língua portuguesa instrumental condição de construir o conhecimento a partir de arquivos que dão fluidez aos discursos, recuperando sentidos e expandindo a compreensão do fazer humano. |
METODOLOGIA: |
O software foi construído por meio da plataforma Java, utilizando o ambiente de desenvolvimento Integrado NetBeans IDE, que fornece uma base sólida para a criação de projetos e módulos, possui um grande conjunto de bibliotecas, módulos e API´s (Interface de Programação de Aplicativos, um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a construção de aplicativos de software) além de uma documentação vasta inclusive em português bem organizada, tais ferramentas auxiliaram no desenvolvimento de forma a escrever o software de maneira mais rápida. Utilizando-se das diversas ferramentas disponibilizadas pelo ambiente de desenvolvimento Integrado, aliado à pesquisa de dados que alimentou a base de dados tornou – se possível o desenvolvimento do aplicativo de software. A pesquisa foi realizada com leituras filosóficas para o entendimento do complexo de eventos a que chamamos modernidade. Cada evento recebeu tratamento de pesquisa de busca na internet para avaliação dos links disponíveis para o enriquecimento do tópico. |
RESULTADOS: |
O software desenvolvido na plataforma Java, garante entradas para os temas propostos, a entrada no século XX, mudança de paradigma, o desencanto filosófico, as duas grandes guerras, movimentos literários, governos totalitários, movimentos sociais, socialismo no mundo, construção do novo mundo, movimentos culturais, a literatura modernista, fim das ditaduras, mundo pós moderno, retomada cultural, e sugere links que possam auxiliar o usuário a saber mais sobre o assunto. Como suporte para a formação de leitores mais consistentes e melhor ambientados para as discussões estratégicas em torno dos textos a eles apresentados, não só oferece informações, bem como oferece a oportunidade de maior aprofundamento com outras sugestões de leitura. Os sujeitos do processo de construção do software puderam, na troca de experiências interdisciplinares, ampliar a capacidade de associar eventos e dados ao mesmo tempo em que exercitaram a habilidade de uso e aplicação de ferramentas de sua área de atuação. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos desafios de integrar o aprendizado de língua numa perspectiva instrumental, que permita ao aluno entender o que lê, realizando apreensão intertextual tão necessária ao desenvolvimento do curso e da escrita requerida no estudo de suas áreas de concentração, entendeu-se que as ferramentas disponíveis nas diversas disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS - poderiam contribuir para a modulação do suporte e, aliando-se aos estudos de Análise do Discurso de linha francesa, tornou - se possível construir um software que oferecesse ao estudioso, condições de averiguação de dados mais eficiente do que simplesmente deixar como possibilidade virtual o acesso às ferramentas de buscas tradicionais de internet para se montar um arquivo, aqui entendido como fruto da memória coletiva para cada recorte histórico e social de uso de determinado tipo de discurso. |
Palavras-chave: Software Educativo, Suporte, Cultura. |