63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
REALIDADES E PERSPECTIVAS DO ENADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MT |
Marina de Fátima Souza 1 Elizeth Gonzaga dos Santos Lima 2 |
1. Universidade do Estado de Mato Grosso - Departamento de Pedagogia- Campus de Cáceres. 2. Doutora em Educação - Professora Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo teve como objetivo conhecer o funcionamento e as bases teóricas, epistemológicas e metodológicas que sustentam o ENADE, sua aplicabilidade e perspectivas no Curso de Pedagogia do Campus de Cáceres da UNEMAT a partir das opiniões dos alunos. A avaliação das instituições de Ensino Superior é uma questão política que emergiu na década de 90 com o surgimento do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB. Atualmente, a política de avaliação das Universidades está regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES através da Lei 10.8612004. Esse Sistema Tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, garantindo a qualidade. Ao SINAES, integram três modalidades principais de instrumentos de avaliação: Avaliação Institucional, a Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, sendo este o objeto de pesquisa deste estudo. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é realizado mediante a aplicação de uma prova aos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. Seu objetivo é aferir e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos dos cursos de graduação. |
METODOLOGIA: |
Este estudo está sustentado nas perspectivas dos teóricos que discutem a avaliação Institucional na Universidade como: Ristoff (1999, 2000, 2001), Dias Sobrinho (1997, 1998...2005), Hoffmann (2000), Leite (2005), Freitas (2003, 2005) Saul (2000) dentre outros. A metodologia utilizada está fundamentada na abordagem qualitativa através da construção de dados e análises interpretativas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 01 (um) questionário para 35 alunos do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEMAT Campus de Cáceres, perfazendo 10% do total de alunos matriculados. A amostra foi realizada por turma, sendo 02 do 1º Semestre, 04 do 2º, 04 do 3º, 09 do 4º, 05 do 5º, 03 do 6º, 05 do 7º e 03 do 8º Semestre. Os dados coletados foram tabulados e os resultados foram divulgados para melhorar as ações de ensino no Curso. |
RESULTADOS: |
Em relação ao perfil dos estudantes que responderam o questionário 44,12% estão na idade de 25 anos, 41,18% entre 26 e 35 e 14,71% entre 36 e 50 anos. Constatamos ainda que 82,35% são do sexo feminino. Os dados mostram que o perfil dos estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia é de uma faixa etária jovem e o predomínio do sexo feminino. Em relação às questões específicas sobre o ENADE iniciamos o questionário com a pergunta: “já ouviu falar sobre o ENADE? Dos 35 alunos que responderam o questionário, 33 responderam Sim, o que equivale a 94,29% e 02 responderam não, o equivalente a 5,71%. Isso significa dizer que os alunos que responderam o questionário em algum momento ouviram falar sobre o ENADE. Ainda perguntamos na questão 9: você acha importante ser avaliado? E todos os entrevistados responderam que sim. O que significa dizer que no Curso de Pedagogia a avaliação é entendida pelos alunos como uma necessidade para repensar os rumos. Quando perguntamos para os alunos se os professores orientam sobre o ENADE, 7 (20,20%) responderam sim e 27 (77,14%) responderam não, apenas 01 aluno não respondeu, o que equivale a um percentual de 2,86%. Evidenciamos aqui, a necessidade do curso promover discussões sobre o ENADE com os alunos. |
CONCLUSÃO: |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o ENADE a partir das opiniões dos alunos do Curso de Pedagogia do Campus de Cáceres. Os dados apontaram que os alunos conhecem o ENADE, acreditam que a avaliação é importante para corrigir os rumos do Curso, mas percebemos que os resultados são pouco divulgados e discutidos no âmbito do Curso, o que nos leva a inferir que provavelmente poucas mudanças são implementadas a partir dos mesmos. É preciso estar atentos, pois no último ENADE o Curso de Pedagogia do Campus de Cáceres, obteve conceito 2 (dois), o que representa o desempenho dos acadêmicos como insatisfatório. Concluímos apontando a necessidade de um maior aprofundamento em relação aos efeitos dessa avaliação para o Curso e maior comprometimento dos gestores e dos professores com a avaliação feita pelo ENADE. É preciso que o Curso promova discussões sobre o SINAES com os alunos e sobre os instrumentos de avaliação utilizados por este Sistema para acompanhar a qualidade dos cursos, com destaque para o ENADE. |
Palavras-chave: Avaliação, ENADE, PEDAGOGIA. |