63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A Ciência dos Super-Heróis: Análise da implementação de estudo interdisciplinar com histórias em quadrinhos em séries do Ensino Médio.
Luiz Rafael Silva da Silva 1
Gustavo Affonso de Paula 2
1. Prof. Msc. Zoologia -Departamento de Ciências Naturais - Escola SESC de Ensino Médio
2. Prof. Msc. Radioproteção e Dosimetria -Departamento de Ciências Naturais - Escola SESC de Ensino Médio
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Ciências Naturais no Ensino Médio aborda diversos assuntos abstratos que não são do domínio deste ciclo. Tais assuntos, em sua maioria, são de total relevância para o desenvolvimento cognitivo, mas em muitos casos não são tratados de forma a permitir facilmente sua contextualização pelos alunos. Tal fato revela problemas durante o processo de construção do conhecimento e seu desenvolvimento prático. Os quadrinhos ganharam o posto de linguagem socialmente valorizada, mostrando-se uma ferramenta flexível e mutável, sendo aplicada em vários aspectos relacionados à aprendizagem. A utilização de histórias de heróis como tema central em aulas de Ciências coloca à tona a possibilidade da exploração de temas atuais, o embate da possibilidade e da impossibilidade da aplicação dos poderes e suas aplicações no mundo real, as origens dos heróis e a motivação histórica dos autores para a elaboração daquelas histórias. Com isso, vastos caminhos para a utilização de várias disciplinas da educação formal em um tema são revelados. Como objetivo geral, o trabalho visa analisar todo o processo criativo do aluno a partir da elaboração de quadrinhos com temas relacionados à Ciência, mostrando a relevância de ferramentas lúdicas para o indivíduo durante o caminhar discente.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na Escola SESC de Ensino Médio, uma escola residência, no Rio de Janeiro, com horário integral e que disponibiliza horários para a realização de oficinas eletivas durante o período da tarde, contemplando o currículo diversificado da escola. Neste horário foi oferecida uma oficina intitulada “Ciência dos Super-Heróis”, que tinha como objetivo questionar os poderes e habilidades de heróis e vilões através da Ciência. As aulas foram feitas de forma expositiva, para 25 alunos, citando personagens clássicos dos quadrinhos relacionando-os a conceitos físicos, químicos e biológicos, fazendo com que o mesmo conseguisse identificar erros e acertos na construção dos personagens estudados, promovendo assim um aprofundamento em conceitos científicos, na qual poderiam ou não ser abordados em sala de aula, nas disciplinas curriculares. Os alunos então, ao final de cada módulo, fizeram avaliações em grupo envolvendo todos os assuntos abordados na oficina. As avaliações foram compostas pela construção de um personagem novo, super-herói, dentro dos parâmetros da Ciência e a construção do roteiro de uma história em quadrinhos envolvendo este personagem.
RESULTADOS:
O grupo de estudantes produziu 10 novos personagens durante a primeira avaliação, e por conseqüência 10 histórias em quadrinhos, uma para cada novo personagem. Os personagens abordavam conhecimentos gerais e específicos, e sua composição era permeada de conceitos como teoria da relatividade, entomologia, composição química de toxinas, e outros assuntos que acabavam indo de encontro ao contexto de cada aluno. A partir das atividades avaliativas feitas pelos alunos pudemos averiguar a pesquisa intensa dos estudantes dentro de assuntos das disciplinas de Ciências da Natureza para a elaboração do seu personagem. Muitos assuntos ainda não tinham sido abordados nas respectivas disciplinas, o que proporcionou aos alunos um conhecimento prévio de tópicos que seriam tratados posteriormente, além de possibilitar a revisão de assuntos antigos já vistos. Além disso, os integrantes de cada grupo tiveram de articular diferentes disciplinas dentro das Ciências para promover a construção de um herói que fosse aceitável dentro do parâmetro científico. A construção do personagem se deu a partir da utilização de desenhos dos próprios estudantes, fotos e montagens em programas gráficos.
CONCLUSÃO:
O trabalho desenvolvido pelos alunos mostrou desenvoltura e alta capacidade cognitiva dos mesmos após o contato com o material contendo histórias em quadrinhos. Concluímos que a aplicação de ferramentas lúdicas, acessíveis, contextualizadas e pertencentes ao domínio de linguagem do estudante proporciona maior interesse na resolução de problemas levantados, além de revelar novas formas de resolução de tais problemas através do uso da capacidade criativa de cada estudante. Como um ponto de interesse para a educação curricular, vemos que a metodologia deste trabalho pode ser aplicada durante o desenvolvimento das disciplinas da área de Ciências da Natureza, que utilizaria, então, artifícios metodológicos não recorrentes em sala de aula.
Palavras-chave: Ciências Naturais, Histórias em Quadrinhos, Super-heróis.