63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PHET COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE FÍSICA, NA ÁREA DE TERMODINÂMICA |
Gelson Luiz Clemente Rodrigues 1 José Ricardo Rodrigues Duarte 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI |
INTRODUÇÃO: |
Discute-se neste trabalho a utilização do software livre PHET como ferramenta de auxílio no ensino de Física, em particular na área de Termodinâmica. A área da Termodinâmica envolve assuntos, como por exemplo, termologia, dilatação de corpos e transformação de gases. Todos esses assuntos são comumente explorados em Ensino Médio, na maioria das vezes de forma teórica. Portanto, diversos são os métodos de aprendizagem desses assuntos, visando sua facilitação, como por exemplo, a utilização de simuladores virtuais que trazem uma representação computacional do fenômeno físico. A informática vem sendo usada, atualmente, como ferramenta de grande auxílio no processo de ensino-aprendizagem, e no ensino de Física não é diferente. Softwares livres que demonstrem o comportamento da matéria em certos fenômenos físicos e químicos estão cada vez mais sendo usados no ensino de Física, com o objetivo de se alcançar uma aprendizagem significativa. Softwares livres como PHET, um software que traz simulações de vários processos físicos, químicos, biológicos, e auxilia na resolução de equações e funções de 1º e 2º graus, estão sendo muito usados no ensino de Física com o intuito de se ter uma melhor visualização do acontecimento físico e em específico nesse trabalho, em Termodinâmica com a finalidade se demonstrar o que acontece com as partículas da matéria ao se variar a temperatura de determinados elementos químicos. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado inicialmente com uma pesquisa sobre o assunto, seguido de uma seleção de duas turmas da segunda série do Ensino Médio do próprio Instituto Federal. Após a seleção, em uma sala foi ministrada aula teórica expositiva sobre os estados físicos da matéria, utilizando apenas o recurso do quadro e pincel, e na outra turma foi ministrada aula expositiva teórica sobre o mesmo assunto, utilizando como recurso, computador com o software livre PHET, juntamente com data show, com a finalidade de se comparar a compreensão e interação dos alunos a respeito do conteúdo, através de indagações aos alunos e resolução de exercícios. |
RESULTADOS: |
Nesse trabalho foi possível observar que com a utilização do PHET, a turma que teve a aula ministrada com a utilização do PHET, teve uma melhor compreensão do conteúdo abordado em relação a turma que teve a aula ministrada apenas com o recurso do quadro e pincel, visto que a participação desses alunos e o número de acertos nos exercícios a respeito do conteúdo abordado foram bem mais significativos. Portanto, programas como PHET podem facilitar o entendimento de assuntos comumente abordados em Física do Ensino Médio. Os resultados obtidos surpreenderam todos os envolvidos neste trabalho, pois após o término das aulas em ambas as salas, a diferença na assimilação do conteúdo era considerável, mostrando que esta ferramenta computacional tem grande contribuição no ensino de física, mostrando o quanto se torna mais simples o aprendizado dos assuntos. |
CONCLUSÃO: |
Com isso constatamos, que com a utilização de softwares livres, no nosso caso, o PHET, é possível dinamizar o ensino de Física em diversos assuntos, entre eles, Termodinâmica, e com isso conseguir uma aprendizagem significativa que reflita na formação do aluno de um modo geral, além de promover uma interação entre aluno e informática, ou seja, uma interação entre o aluno e a tecnologia. |
Palavras-chave: Termodinâmica, Ensino de Física, Software Livre. |