63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE FRUTOS DE ARAÇÁ (Psidium guineense Swartz)
Aniela Pilar Campos de Melo 1
Alexsander Seleguini 2
Héria de Freitas Teles 3
Valquíria da Rocha Santos Veloso 3
Eli Regina Barboza de Souza 3
1. Programa de Pós Graduação em Agronomia – UFG
2. Prof. Dr./ Orientador - Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos – UFG
3. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos – UFG
INTRODUÇÃO:
As plantas conhecidas por “araçá” são mirtáceas de ampla disseminação no território nacional. As espécies nativas de Psidium produtoras de frutos comestíveis que merecem destaque, atualmente, são Psidium cattleyanum e Psidium guineense (Franzon et al., 2009).
Psidium guineense é encontrado desde o Sul do México ao Norte da Argentina e Brasil. Frutífera não cultivada, relativamente frequente nos cerrados, campos, savanas e cerradões de quase todo o território brasileiro. Trata-se de um arbusto ou arvoreta que pode alcançar 1,5 metros de altura, com caule de casca lisa, folhas com nervações salientes e, flores brancas e axilares. Os frutos são bagas ovoides ou oblongas, amarelas ou vermelhas, com polpa suculenta, e com 22 a 250 sementes (Lorenzi et al., 2008; Franzon et al., 2009; Caldeira et al., 2004).
O conhecimento das propriedades físicas dos frutos de araçá mostra-se importante, uma vez que há um recente interesse para o aproveitamento industrial das bagas devido ao sabor exótico, alto teor de vitamina C e boa aceitação pelos consumidores (Nachtigal, 1994).
Considerando-se a ausência de informação na literatura relativa aos parâmetros físicos de frutos de araçá, procurou-se determinar esses atributos em função de classes de maturação.
METODOLOGIA:
Os frutos analisados foram provenientes de árvores presentes na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, com seis anos de idade e em plena frutificação no mês de setembro. Foram coletados frutos na copa e no chão e estes foram separados conforme a classe de maturação em três categorias: Verde Claro, Verde Amarelado, Amarelado. Os frutos foram acondicionados em geladeira (10 ˚ Celsius) por 13 dias.
Para os parâmetros físicos separou-se 12 frutos por estádio de maturação que foram avaliados individualmente. Foi feita a pesagem em balança analítica do fruto inteiro e polpa (mesocarpo + epicarpo). O peso das sementes mais a camada circundante (endocarpo) foi determinado por diferença. O rendimento de polpa foi obtido pela relação percentual entre o peso do fruto inteiro e sua respectiva polpa. Determinou-se o diâmetro longitudinal, diâmetro transversal e a relação entre eles através do uso de paquímetro digital.
RESULTADOS:
Os estádios de maturação dos frutos não influenciaram os parâmetros relacionados a peso de frutos inteiros e de partes tissulares, e rendimento de polpa. As baixas variações nestas características propiciam uma melhor eficiência do processamento industrial por não exigir classificação por tamanho. O rendimento de polpa mostrou-se extremamente baixo (verde-claro: 37,35 %; verde-amarelado: 38,32 %; amarelado: 39,97 %) comparado ao araçá pêra (67,93 %) e de cultivares de Psidium guajava (68,6 a 72,4%) (Esteves, 1981).
Os dados dos diâmetros e relação entre eles têm ligação com as classes de maturação. A relação diâmetro longitudinal/diâmetro transversal pode sugerir o formato do fruto, sendo que frutos mais ovalados (relação DL/DT maior que 1), como os frutos amarelados (relação DL/DT: 1,03), são mais apropriados ao consumo in natura, já frutos mais arredondados (relação DL/DT próxima a 1,0), como os frutos verde-claros (relação DL/DT: 0,93) e frutos verde-amarelados (relação DL/DT: 0,99), são mais recomendados a industrialização (Paiva et al., 1995).
CONCLUSÃO:
Frutos verde-claros e verde-amarelados de araçá possuem formato apropriado para industrialização, porém o baixo rendimento de polpa pode ser um grande limitador para tal processamento.
Palavras-chave: Psidium guineense Swartz, características físicas, processamento.