63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
LABORATÓRIO DE QUÍMICA COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO: UMA NOVA ALTERNATIVA NA ESCOLA AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA NO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO/RO
Fernanda de Paula Maciel 1
Renato André Zan 2
Filomena Maria Minetto Brondani 3
Nathalia Vieira Barbosa 4
Dionatas Ulises de Oliveira Menegetti 5
1. Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
2. Químico, mestre em Química, docente FAEMA
3. Química, mestre em Biologia Experimental, docente FAEMA
4. Química, mestre em Química, docente FAEMA
5. Biólogo, mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, docente FAEMA
INTRODUÇÃO:
As escolas públicas e privadas nem sempre oferecem condições necessárias para que sejam elaboradas aulas atrativas de química, sendo assim, o professor não consegue elaborar práticas no laboratório. Apesar de a química ser uma ciência experimental e não somente teórica, o sistema de avaliação nas escolas ainda se limita a medir a capacidade de memorização excessiva do aluno.
A tentativa de um controle pedagógico rígido imposto pelas escolas também é um fator negativo, pois acaba restringindo a liberdade de ação, tornando a tarefa de educar um grande desafio para os professores, pois seu trabalho se insere em um contexto social amplo, influenciado por diversas variáveis.
Professores e futuros professores têm a obrigação de desenvolver projetos pedagógicos inovadores que ajudam a transformar essa realidade, buscando “algo novo” que atenda às necessidades e interesses dos alunos.
Em busca de alternativa metodológica diferenciada no sentido de democratizar o acesso pelo conhecimento científico, propôs-se a utilização de materiais de baixo custo para o ensino de química na escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira no município de Monte Negro/RO, objetivando promover a articulação entre teoria e prática para uma melhor compreensão do conteúdo de química.
METODOLOGIA:
Como alternativa para articular teoria e experimentação, desenvolveram-se experimentos com materiais de baixo custo que possibilitam uma metodologia simples de ensino da química e envolve a participação dos alunos no processo de aprendizagem.
Um dos experimentos propostos envolve o conteúdo Fenômenos Físicos e Químicos e utiliza fósforo, folha de papel e um pedaço de giz. O experimento consiste em colocar fogo na folha de papel e triturar um pedaço de giz. Observando-se o que acontece com o papel e com o giz, explica-se sobre os fenômenos químicos e físicos, fazendo associações com o experimento realizado.
Outro experimento proposto foi a produção de um indicador ácido-base utilizando materiais de baixo custo, como copo plástico, detergente, limão, vinagre, leite de magnésia, leite, ajáx, sabão em barra, repolho roxo, flor de hibisco e cravo. O experimento consiste em cortar o repolho em tiras, colocar em uma vasilha e levar à fervura. Em seguida, retira-se do aquecimento e coa o líquido, que atua como um indicador ácido-base. Utiliza-se o indicador preparado para testar a acidez e basicidade das diferentes substâncias e flores citadas acima. Com os resultados obtidos inicia-se uma discussão com os alunos sobre o conteúdo ácidos e bases.
RESULTADOS:
Na Escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Monte Negro/RO) onde foi realizado o trabalho, o laboratório didático é precário, com reagentes vencidos, materiais danificados e que não são substituídos e falta pessoal capacitado e disponível para cuidar do mesmo. Os professores estão sobrecarregados, a carga horária não disponibiliza tempo para elaborarem aulas práticas e mais atrativas, e a maioria dos alunos não sabe que existe um laboratório na escola.
Quando o material didático proposto neste trabalho foi utilizado em sala de aula para conciliar teoria e prática, observou-se que os alunos ficaram mais interessados pela disciplina e pelas aulas de química e tiveram um melhor aproveitamento do conteúdo aplicado e relacionado com a prática. Todos os alunos participaram dos experimentos e começaram a questionar os fenômenos do cotidiano que estão relacionados com as práticas realizadas.
CONCLUSÃO:
A utilização de materiais alternativos para o ensino de química tem sido uma prática constante, buscando correlacionar os conteúdos da disciplina com situações cotidianas e uso de materiais de baixo custo. Sendo assim, estas práticas aumentam a capacidade de compreensão dos conteúdos ministrados por parte dos alunos.
Palavras-chave: material de baixo custo, laboratório de química, experimentos.