63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação |
CERRADO: AMBIENTE MAIS AMEAÇADO DO MUNDO |
Simone de Paula Rodrigues Moura 1 Sandra Maria de Souza Fernandes 1 Genilda D’Arc Bernardes 2 |
1. Profa. Mestranda./ UniEvangélica 2. Profa. Dra./ Orientadora - UniEvangélica |
INTRODUÇÃO: |
O estudo do bioma cerrado realizou-se com alunos e familiares do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Anápolis, com os objetivos de diagnosticar os conhecimentos que os alunos têm sobre o bioma cerrado brasileiro. Identificar e compreender os elementos que caracterizam o cerrado. Reconhecer e analisar os meios de preservação e usos sustentáveis do bioma cerrado. |
METODOLOGIA: |
O trabalho realizou-se por meio de mapas, fotografias, materiais iconográficos, entrevistas com os moradores mais antigos da nossa cidade que faz parte da comunidade escolar. Plantação de diversas espécies da vegetação do cerrado. Visita ao memorial do cerrado e em uma nascente da nossa região. E ainda palestra com um indígena que vive no cerrado. Intercâmbio de experiências dos professores com os alunos e com toda a comunidade escolar e extraescolar. |
RESULTADOS: |
- Proteção de mananciais hídricos. - Respeito à biodiversidade do cerrado. - Delícias do cerrado. - Ameaças fauna e flora. - Como vivem os indígenas no cerrado. - Ecoturismo. - Conhecimento das características fundamentais do cerrado. - Construção progressiva da noção de identidade regional e pessoal e o sentimento de pertinência ao nosso estado. - Contribuição ativa para a preservação do cerrado. - Uso dos frutos do cerrado – na prevenção de doenças graves. |
CONCLUSÃO: |
O estudo possibilitou o desenvolvimento de uma consciência ambiental, social do cerrado, uma maior valorização da nossa cultura, e ética de responsabilidade com o futuro, através de mudança de ideias, atitudes dos alunos e também dos familiares para a preservação do bioma cerrado. |
Palavras-chave: Cerrado, Biodiversidade, Preservação. |