63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
EFEITOS DA CANTAXANTINA E DO ARMAZENAMENTO DOS OVOS SOBRE O RENDIMENTO DE INCUBAÇÃO
Carlos Eduardo da Cunha 1
Leonardo José Camargos Lara 2
Júlia Sampaio Rodrigues Rocha 4
Nelson Carneiro Baião 3
Vanessa Michalsky Barbosa 4
Paula Moraes Mourão Mendes 5
1. Graduando em Medicina Veterinária - Escola de Veterinária - UFMG
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Zootecnia - Escola de Veterinária - UFMG
3. Prof. Dr. - Depto de Zootecnia - Escola de Veterinária - UFMG
4. Médica Veterinária - Dra. em Zootecnia
5. Mestranda em Zootecnia - Escola de Veterinária - UFMG
INTRODUÇÃO:
Ácidos graxos poliinsaturados (AGPI) são muito susceptíveis à oxidação e estes estão em concentrações elevadas nos tecidos embrionários do pintinho e também nas membranas dos espermatozóides dos galos. No primeiro, principalmente na fase final de incubação, onde ocorre aumento do consumo de oxigênio pelo embrião, pode ocorrer estresse oxidativo, prejudicando o desenvolvimento embrionário com conseqüente prejuízo ao incubatório. No caso dos espermatozóides dos galos, estes ficam sujeitos a peroxidação no oviduto da galinha, levando a problemas de fertilidade e novamente prejuízo ao incubatório. O armazenamento dos ovos antes da incubação se faz necessário, porém, períodos prolongados de armazenamento levam a oxidação dos lipídeos da gema, que são fonte de energia para o embrião em desenvolvimento. A cantaxantina é um carotenóide com alto poder antioxidante, assim sendo, avaliar sua influência quando adicionada a dieta de matrizes pesadas e de dois períodos de armazenamento dos ovos sobre o rendimento de incubação foram os objetivos do presente trabalho.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Granja Rio Minas em São José da Lapa, estado de MG, onde foram utilizados dois galpões (A e B) com 8000 fêmeas e 800 machos cada, de 46 a 58 semanas de idade. As aves do galpão A receberam ração com adição de 60 ppm do produto Carophyll Red®, equivalente a 6 ppm de cantaxantina e as do galpão B receberam ração controle sem cantaxantina. Este foi o único componente da ração que variou entre os dois galpões, no restante as dietas foram isonutritivas. O manejo das aves foi o rotineiramente utilizado na granja. Os ovos foram coletados na 59ª semana de idade das aves e divididos em quatro tratamentos, de acordo com a adição ou não de cantaxantina na ração (A e B) e com o período de armazenamento dos ovos, de três ou sete dias, resultando nos tratamentos A3, A7, B3 e B7. Para cada tratamento foram utilizadas 14 repetições (14 bandejas com 84 ovos cada) e a partir destas avaliou-se o rendimento de incubação: taxa de eclosão sobre número total de ovos incubados, taxa de eclosão sobre ovos férteis e mortalidade embrionária. O delineamento foi inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 2x2 (duas dietas e dois períodos de armazenamento).
RESULTADOS:
Independente do período de armazenamento dos ovos a adição de cantaxantina a ração das aves aumentou as taxas fertilidade, eclosão sobre número total de ovos incubados e eclosão sobre ovos férteis e reduziu a taxa de mortalidade embrionária final quando comparada ao tratamento controle. O aumento da taxa de fertilidade é devido à proteção conferida aos AGPI das membranas dos espermatozóides dos galos contra peroxidação no oviduto da galinha. O aumento das taxas de eclosão se deve a proteção conferida pelo antioxidante sobre os tecidos do embrião no final do período de incubação. A diminuição da taxa de mortalidade embrionária final também se deve a proteção dos tecidos embrionários no final do período de incubação.
Independente da dieta, o armazenamento por sete dias reduziu a eclosão total e sobre ovos férteis quando comparado a três dias. Esta redução da eclosão ocorre devido à redução da concentração de cantaxantina no ovo, conferindo menor proteção ao tecido embrionário contra o estresse oxidativo e também devido à oxidação dos lipídeos da gema, que como dito anteriormente, são fonte de energia para o embrião em desenvolvimento.
CONCLUSÃO:
A adição de cantaxantina à dieta de matrizes pesadas melhora o rendimento de incubação e o maior período de armazenamento de ovos reduz a eclosão.
Palavras-chave: cantaxantina, incubação, armazenamento de ovos.