63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Flávia Viana da Cunha 1
Carla Cristina El. Hage Serafim 2
Elaine da Rosa Bueno 3
Taytyane Venâncio Ferreira 4
Glaciele Regina Silva 5
Gislei Amorim de Souza Rondon 6
1. Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
2. Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
3. Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
4. Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
5. Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
6. Profª. Msc -Faculdade de Ciências Biológicas-UNIC
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, e para isso mecanismos para uma melhor sensibilização são empregados, como a utilização de brincadeiras e jogos que faz despertar o gosto pela vida e leva os jovens a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares, porém o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercambio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador da aprendizagem da preservação ambiental em uma escola pública de Cuiabá- MT.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com a participação dos alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Cuiabá. Sendo ministrado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do 3° semestre matutino, da Universidade de Cuiabá- UNIC, sob a orientação da docente Gislei Amorim de Souza Rondon, que ministra a disciplina Projeto Interdisciplinar de Práticas Pedagógica. Foram utilizadas três dinâmicas: a primeira é a dos nomes, onde os alunos juntamente com os acadêmicos formam duplas, e irão se conhecer, perguntando o nome, onde mora, e acontecimentos marcantes, em seguida cada dupla apresenta-se.A segunda dinâmica tratou-se de uma explicação em relação ao tempo de degradação de alguns materiais, onde em seguida foi realizada a brincadeira da “batata quente”, onde os alunos teriam que falar um material que demora a ser degradado. A terceira dinâmica foi realizada fora da sala de aula, como forma de encerramento e de descontração, foram utilizados tintas e pincéis, para confecção de um painel no muro da escola autorizada pela diretoria da escola juntamente com a SEDUC, onde os mesmos pintaram e escreveram palavras e frases com relação ao Meio Ambiente. E para finalizar foi realizado um breve questionário com os alunos sobre o trabalho desenvolvido na escola.
RESULTADOS:
O trabalho foi bem recebido pelos alunos, tanto nas explicações como nas dinâmicas, foi possível observar que os alunos conseguiram expressar suas opiniões a respeito da preservação ambiental, foram participativos principalmente quando foram realizadas as dinâmicas, prestaram atenção e respeitaram. Em relação ao questionário aplicado foram obtidos resultados expressivos que mostraram que os alunos têm grande interesse por assuntos relacionados ao meio ambiente.
CONCLUSÃO:
A partir do estudo observamos que ainda é necessário as escolas públicas, terem uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim um objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento dos jovens. Sendo assim a escola deveria considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem.
Palavras-chave: Preservação ambiental, Lúdico, Aprendizagem.