63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
AXÉ ERÊ: UM PROJETO DE INCLUSÃO DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. |
Ana Cláudia Dias Batista 1 |
1. Professora da Rede Municipal de Olinda |
INTRODUÇÃO: |
A introdução da história da cultura afro-brasileira como parte do currículo oficial nas redes de ensino, deve promover a equidade racial na perspectiva de que a comunidade escolar possa apropriar-se reflexivamente de conceitos como identidade, racismo, etnia, ancestralidade, preconceito e discriminação. À medida que é oferecida aos alunos a oportunidade de conhecer a história afro-brasileira e africana, suas lutas, seus líderes, suas manifestações culturais e religiosas, ampliam-se as possibilidades de desenvolver atitudes de respeito, valorização e reconhecimento do povo africano como elemento formador da identidade histórico-cultural brasileira. |
METODOLOGIA: |
• Pesquisas bibliográficas em sites e bibliotecas; • Oficina de leitura com contos africanos e/ou afro-brasileiros; • Ilustrações confeccionadas pelos alunos para a produção de um pequeno livro de contos africanos reescrito por eles; • Oficina de adereços afro-brasileiros; • Oficina de musicalidade: confecção de instrumentos de origem africana através de sucata e escrita de diversos gêneros musicais relacionados às heranças africanas presentes no Brasil; • Oficinas de jogos africanos; • Confecção de um dicionário de vocábulos afro-brasileiros; • Confecção de um livro de culinária afro-brasileira; • Exibição de filmes: Kirikou e a feiticeira; Kirikou e os animais selvagens; Madagascar; Livros animados; Heróis de todo mundo; • Oficina de danças afro-brasileiras e de capoeira; • Culminância com mostra das produções dos alunos e resultados das pesquisas realizadas para a comunidade. |
RESULTADOS: |
Através do estudo sobre a história da cultura afro-brasileira e africana os alunos puderam compreender a diversidade social da nação brasileira, considerando os diversos grupos étnicos que a compõem. Puderam também através de atividades reflexivas, participar ativamente de um processo de desconstrução de conceitos, ideias e comportamentos veiculados pela ideologia do “branqueamento”. Desse modo, os debates, oficinas e atividades diversas promovidas durante o desenvolvimento do projeto contribuíram efetivamente para a superação de situações de preconceito nas relações sociais, na unidade de ensino e na comunidade. |
CONCLUSÃO: |
O projeto Axé Erê realizado no segundo semestre de 2010, na escola Professor Wilson de Souza (anexo Cantinho feliz) com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, facilitou a compreensão de que a sociedade é formada por grupos étnicos distintos que possuem história e cultura próprias, igualmente valiosas. Promoveu também, o desenvolvimento de atitudes de valorização das raízes culturais africanas como parte formadora da identidade nacional. |
Palavras-chave: Identidade, Raízes, Tradição. |