63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA TEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO JOGO COM ALUNOS DO 8º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL OSCAR CORDEIRO - ALAGOINHAS/BA NO CONTEXTO DO PIBIB/UNEB
Joice Souza de Jesus 1
Diego Queiroz de Oliveira 1
Gilmário Souza dos Santos 1
Luiz Carlos Rocha 2
1. UNEB
2. Prof. Ms. /Orientador-Departamento de Educação/Campus II-UNEB
INTRODUÇÃO:
Trata-se de um relato de experiência e de uma avaliação reflexiva das aulas de Educação Física (EF) na tematização do conteúdo jogo com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Oscar Cordeiro, em Alagoinhas-BA, onde é desenvolvido o projeto de tal área de conhecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/Uneb. O PIBID tem como objetivos incentivar a formação de professores para Educação Básica; valorizar o magistério; aproximar Universidade e Educação Básica no campo da formação e da produção acadêmica; proporcionar aos futuros professores a participação em experiências inovadoras; incentivar as escolas públicas a se constituírem espaços formativos. O subprojeto de EF, no qual o colégio supracitado é participante, conta com bolsistas que cursam Licenciatura em Educação Física na Universidade do Estado da Bahia-Campus II, que atuam em duplas nas intervenções realizadas na escola. O objetivo específico deste projeto é aproximar os alunos da realidade da EF na escola pública baiana e construir trilhas para legitimar a EF como componente curricular na Educação Básica.
METODOLOGIA:
As intervenções realizadas no campo da EF foram planejadas conforme o previsto no projeto institucional e de área do PIBID/Uneb. A partir de estudos prévios da realidade da escola, do estudo da Pedagogia Histórico-Crítica foi construído um Projeto de Ensino-Aprendizagem para a EF da escola parceira. Com base neste, são construídos os planos de aula concretizados semanalmente, numa etapa denominada Intervenção Propositiva, que está em análise aqui. Essas aulas são objeto de discussão coletiva do grupo de bolsistas e são construídos relatórios das experiências diárias.
RESULTADOS:
No início do PIBID/UNEB, no campo da EF, ficou claro que os alunos ansiavam por usar a quadra da escola e ter mais vivências. Diante disto, construiu-se um Projeto de Ensino-Aprendizagem que abarca os diversos temas da cultura corporal (jogo, esporte, ginástica, dança, lutas, esportes, capoeira). No trato com o jogo, no início das intervenções, encontramos resistências dos alunos, ficando perceptível uma desmotivação dos estudantes pelas atividades escolares. Desenvolveu-se o trabalho na primeira unidade letiva de 2011 tentando driblar o calor das salas, a estrutura precária da quadra. Identificamos o que os alunos sabiam sobre o jogo: confundiam-no com esporte. Estudamos, então, textos que diferenciavam os dois fenômenos; foram vivenciados jogos, especificamente do tipo cooperativo. Os alunos mostraram envolvimento quando puderam surgir modificações e regras para os jogos vivenciados. Observamos, então, na experiência, que “uma das formas para motivar os alunos é conhecer sua prática social imediata a respeito do conteúdo curricular proposto” (Gasparim, 2009, p.13).
CONCLUSÃO:
Observa-se que é possível construir uma Educação Física legítima (além de obrigatória) para a Educação Básica. Tomando a experiência com o jogo na escola, podemos dizer que para isto é preciso ter professores que se preocupem para além de “bater o baba”, em fazer uma escola melhor para alunos, na qual eles possam expressar o que sabem e participar da construção da aula, já que assim mostraram envolvimento com as atividades propostas. Trata-se de uma primeira análise da experiência realizada que deverá, em muitos momentos na continuidade do projeto, ser posta para análise e avaliação.
Palavras-chave: Experiência pedagógica, Escola, Jogo.