63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIDA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE GOIÁS: BALANÇOS INICIAIS
Carine Rodrigues de Souza Galvão 1
Laylianne Torres Fernandes de Souza 1
Michele Silva Sacardo 2
1. Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Goiás - Quirinópolis
2. Profa. Dnda. / Orientadora - Departamento de Educação Física, UEG – Quirinópolis
INTRODUÇÃO:
Na área da educação física, ainda não foi motivo de preocupação dos estudiosos analisar e acompanhar a evolução da produção científica desse campo do conhecimento desenvolvida na região centro-oeste, mais especificamente aquelas localizadas no Estado de Goiás. De fato, neste Estado, pouco tem se questionado sobre para que e para quem tem sido realizada a pesquisa em Educação Física, quais os problemas que os pesquisadores têm privilegiado investigar, as reais contribuições advindas dessa produção, seu potencial de transformação, minimizando as dificuldades encontradas nesse campo de atuação. Assim, os objetivos do estudo desdobraram-se em: Analisar as características e tendências das pesquisas em educação física desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação localizados no Estado de Goiás; Identificar as dissertações e teses em educação física defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação localizados no Estado de Goiás; Identificar as temáticas mais tratadas, os problemas privilegiados, seus objetivos, técnicas de pesquisa utilizadas, tipo de pesquisa realizada, conceitos e concepções privilegiados, as críticas desenvolvidas e a propostas/contribuições apresentadas ou sugeridas.
METODOLOGIA:
O estudo pode se caracterizar como uma pesquisa bibliográfica/documental. Para este estudo investigamos apenas as dissertações e teses com temáticas voltadas para a área da Educação Física defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG (Universidade Federal de Goiás), da UCG/GO (Universidade Católica de Goiás). A coleta das dissertações e teses desses nos dois Programas de Pós-Graduação foi realizada a partir das listagens disponibilizadas na secretaria e na biblioteca de cada Programa e da Capes que disponibiliza toda a listagem atualizada da produção científica dos Mestrados e Doutorados destes Programas. Após a identificação das dissertações e teses, foi realizada a leitura na integra dessa produção cientifica selecionadas e, em seguida, utilizamos uma ficha/roteiro informatizada como instrumento na coleta das informações referentes às dissertações e teses investigadas. Os dados referentes às pesquisas selecionadas foram coletados, nesse momento, a partir de perguntas específicas sobre o texto de cada uma delas descritas na ficha/roteiro, para posterior análise.
RESULTADOS:
Das 20 dissertações identificadas foram analisadas 17 dissertações disponíveis (85% do total de dissertações defendidas nos Programas). A partir do preenchimento da ficha registo de 17 dissertações disponíveis, sendo estas 13 dissertações defendidas no PPGE da UFG, e 4 dissertações defendidas no PPGE da UCG, iniciamos a análise dos resultados. Em relação às temáticas, entre os 17 trabalhos analisados a temática Formação de professores foi a de maior preocupação dos autores em ambos os programas, correspondendo a 40% dos estudos analisados, sendo 30% na UFG e 75% dos estudos analisados na UCG, privilegiando as seguintes temáticas: o papel da Educação Física, formação de professores, organização do trabalho pedagógico, universo sócio-cultural dos acadêmicos e relação entre as práticas de ensino de Educação física e o mundo do trabalho. Já a temática Inclusão significou 18% do total de dissertações analisadas, correspondendo a 15% produção da UFG e a 25% da UCG, privilegiando a temática: inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Em seguida a temática Epistemologia constituiu a 12% do total de trabalhos apresentados e a 15% das dissertações defendidas do PPGE da UFG, dedicando-se aos assuntos: ideologia pós-moderna e o pragmatismo.
CONCLUSÃO:
Podemos constatar que a temática privilegiada em ambos os Programas de Pós-graduação em Educação de Goiás (UFG e UCG) foi a Formação de Professores, correspondendo a 40% das pesquisas analisadas. Como principais recomendações, destacamos no grupo Formação de Professores: fazem-se necessários estudos a respeito do papel desempenhado pela alienação e fetiche sofrido pelos professores e alunos, se faz necessário tendo como pilar de sustentação das práticas de educação física uma perspectiva crítica, é necessário ampliar a formação de professores, é importante provocar a reflexão acerca da situação juvenil brasileira e desencadear um processo de discussão, propõe-se que o curso estabeleça a prática permanente do debate do projeto político-pedagógico. Destacamos ainda a necessidade da criação de Programas de Pós-Graduação em Educação Física no Estado de Goiás, devido o potencial crítico dos pesquisadores desta área na região, bem como do próprio desequilíbrio na oferta de Programas de Pós-graduação em nível nacional impactando na distribuição no contexto regional.
Palavras-chave: Produção Científica, Educação Física, Pós-graduação.