63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Percepção Ambiental dos Alunos de Ensino Médio de uma Escola Localizada na Zona Oeste de Manaus - Amazonas |
Igor Mesquita Rodrigues 1 Alcirene Maria da Silva Cursino |
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA buscou diagnosticar a percepção ambiental dos educandos do 2º ano do Ensino Médio sobre os conceitos de Educação Ambiental e Meio Ambiente. Baseou-se ainda na pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionários estruturados com questões abertas e fechadas sobre esses conceitos. Dos resultados coletados, indicaram que os mesmos apresentam visão fragmentada sobre o que seria ambiente, dissociando o homem da natureza. Como análise preliminar a percepção é importante para a conscientização e formação de novos valores e condutas no espaço educacional, buscando compreender o ambiente em toda a sua complexidade. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano letivo de 2010 com alunos do 2º ano de Ensino Médio de uma Escola da Zona Oeste do município de Manaus - AM trata-se de uma pesquisa de amostragem, que procedeu através da pesquisa de campo, com aplicação de aproximadamente 30 questionários distribuídos de forma aleatória entre pessoas do sexo masculino e feminino com perguntas abertas e fechadas, e posterior análise quali-quantitativa dos dados correlacionando os resultados a questão a percepção ambiental dos alunos e também ao trabalhamento da questão ambiental no ambiente escolar. O método utilizado é o dialético, e a forma de apresentação dos dados é de forma estatística. |
RESULTADOS: |
Ao termino da pesquisa, foi possível diagnosticar que em relação à percepção dos estudantes quanto ao conceito de meio ambiente, alguns possuem uma visão generalista enquanto que outros fragmentados do que seria meio ambiente ou ambiente. Em relação aos principais problemas ambientais percebidos pelos alunos, houve um empate entre as categorias desmatamento e poluição dos rios onde ambos com (34,6%) do total das respostas, seguido de poluição do ar (13,4%), do solo (13,4%) e em último lugar a poluição visual com (3,84%), tais respostas estão diretamente relacionadas, ao fato de a cidade Manaus esta situada na região Amazônica, ou seja, a cidade esta completamente cortada por cursos d’água (igarapés) e em algumas poucas áreas de vegetação secundária, e também por apresentar algumas características como processos de urbanização e industrialização que ocasionaram danos ambientais significativos à cidade. Seguindo esse pensamento, os alunos expõem como possíveis causas a degradação do meio ambiente, as ocupações irregulares (47,0%) seguido de sistema de esgoto precário (29,4%) e destino impróprio dado ao lixo (23,5%). Nesta perspectiva, ao serem perguntados sobre os responsáveis pela manutenção do meio ambiente, foi obtido como respostas: administração pública (9,5%); sociedade (52,3%); ONGs (0,0%); Todas as anteriores (38,0%). O resultado foi que apesar dos alunos terem a consciência que todos os indivíduos têm um papel importante na conservação do meio ambiente. |
CONCLUSÃO: |
Observou-se que os estudantes possuem uma visão fragmentada e reducionista fruto de uma educação sistemática do ambiente, tornado-se necessário desenvolver atividades voltadas a percepção dos alunos quanto ao meio ambiente formando assim, sujeitos críticos e reflexivos incorporando o ser humano como transformador e gerador dos problemas ambientais. Alguns dos estudantes reconhecem seu papel na manutenção do ambiente, e na grande maioria teoricamente defendem as questões ambientais como se fossem suas, porém, suas ações práticas deixam muito a desejar. As respostas dadas pelos estudantes revelam que os mesmos não conseguem enxergar a relação entre fatores naturais e as relações sociais modificadoras do espaço, ou seja, toda a complexidade que envolve a problemática ambiental. |
Palavras-chave: Meio Ambiente, Percepção Ambiental, Educação.. |