63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ANÁLISE DAS CAPACIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS COLETIVO URBANO DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
Mariane da Silva Brandão 1
Stela Paula Mezzomo 2
Sara Teresinha Corazza 3
1. Profa. - Centro de Educação Física e Desportos - UFSM
2. Profa. - Centro de Educação Física e Desportos - UFSM
3. Profa. Dra./ Orientadora - Centro de Educação Física e Desportos - UFSM
INTRODUÇÃO:
O trabalho vem ocupando um espaço muito importante na vida de qualquer indivíduo, fazendo com que muitos trabalhadores passem mais horas dentro do local ocupacional, do que em suas próprias casas. Nesse sentido, muitas empresas têm investido em proporcionar atividades físicas para os seus empregados, no intuito de reduzir e prevenir problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados na própria empresa. Sendo assim, a Ginástica Laboral (GL) vem contribuir para que o indivíduo volte a praticar atividade física, mesmo inserido no mercado de trabalho. Concomitantemente, os motoristas de ônibus urbanos passam a maioria de seu tempo realizando tarefas na posição sentada, gerando sobrecarga na coluna vertebral. Além disso, sabe-se que para a realização bem sucedida de qualquer exercício motor é importante o envolvimento de elementos que estão subjacentes ao sucesso na realização da tarefa, tais como coordenação motora e tempo de reação.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo 60 motoristas divididos em dois grupos, controle (GC) e experimental (GE). A média de idade do GC foi 38,76± 1,618, e do GE foi de 35,53± 1,115 , A coordenação motora ampla foi avaliada pelo teste Burpee (Johnson & Nelson, 1979 apud Marins e Giannichi, 2003) e o Tempo de Reação (simples e de escolha) foi avaliado pelo software com estímulo visual (Corazza, Pereira e Dias, 2007). A normalidade dos dados foi testada por meio do teste de Shapiro-Wilk, o qual mostrou distribuição normal para as variáveis TRS e TRE no grupo experimental, utilizando-se assim o teste não-paramétrico de Mann-Whitney U para a comparação entre os grupos, com um nível de significância de 5%.
RESULTADOS:
Após a submissão dos dados à estatística, os resultados obtidos demonstraram que houve diferença estatisticamente significativa no desempenho motor da variável coordenação motora ampla (p=0, 012) para o grupo experimental, evidenciando que a prática da ginástica laboral contribui na melhoria dos elementos motores. Em relação ao tempo de reação (simples e de escolha), não houve diferença estatisticamente significativa, mas o grupo controle obteve médias superiores em ambas as variáveis (GC-TRS:381,79ms e TRE:578,00ms - GE:TRS: 351,30ms e TER:576,42ms) o que nos leva a considerar que o grupo experimental possui melhor desempenho nessa habilidade motora.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a prática da ginástica laboral mostrou-se eficaz para a melhora da coordenação motora ampla e do tempo de reação dos motoristas participantes do programa. Enfatiza-se que a melhora dessas capacidades é essencial para a realização de movimentos harmoniosos e precisos no trabalho e nas demais atividades cotidianas, pois reflete nas condições de saúde e no aumento da qualidade de vida dos executantes. Destaca-se a necessidade de mais estudos que englobem a prática da ginástica laboral enfatizando os aspectos motores e sua implicação na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Palavras-chave: ginastica laboral, capacidades perceptivo-motoras, motoristas.