63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIDÁTICA DA CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO LABORATÓRIO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DO HOMEM AMERICANO EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PIAUÍ
Simone Silva de Santana 1
Márcio Herbes Santos 2
Shaielly Gonçalves de Oliveira 3
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira 4
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
2. Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
3. Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
4. Profa. Ms./ Orientadora – Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
INTRODUÇÃO:
O município de São Raimundo Nonato está localizado na região sudeste do Piauí, sertão nordestino, onde desde o início dos anos setenta vem sendo realizadas pesquisas arqueológicas e paleontológicas pela Fundação Museu do Homem Americano, sendo o acervo paleontológico deste museu constituído de uma quantidade significativa de restos fósseis, pertencentes aos grandes mamíferos extintos há milhares de anos. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tendo como subprojeto: Didática da Ciência: articulando teoria e prática na construção de instrumentos didático-pedagógicos, foi constatado que grande porcentagem dos professores e alunos não tem conhecimento desses achados e qual a sua importância para o ensino de ciência. A partir dessas informações foi viabilizado, juntamente com o professor de uma escola de ensino fundamental e sua turma de alunos do quarto ano, uma visita ao acervo paleontológico do Museu do Homem Americano, onde foi demonstrada a relevância desses achados para contextualização do ensino - aprendizagem na disciplina de ciências (4º ano), perspassando pela interdisciplinaridade, considerando que nos fósseis estão registradas tanto a história biológica quanto a geológica.
METODOLOGIA:
Foram abordados em sala de aula temas relacionados à biodiversidade e ao aquecimento global. Para contextualizar a aula, foi realizada uma visita ao acervo paleontológico do laboratório do Museu do Homem Americano, onde os alunos receberam explicações de um profissional da área sobre o significado dos restos fósseis, quais as possíveis causas da extinção dessa fauna e, para maior entendimento, foram apresentados pôsteres com imagens retratando a fauna extinta que existiu há milhares de anos na região. A coleção com restos de esqueletos de animais silvestres da fauna atual também foi apresentada aos alunos. Para que pudessem fazer comparação das possíveis semelhanças entre as duas faunas, foram apresentados também pôsteres com imagens da fauna silvestre da região. Após a visita foi aplicado um questionário para os alunos.
RESULTADOS:
A visita ao acervo foi de grande relevância. A partir do contato dos alunos com o material paleontológico houve um espanto no primeiro momento. Isto ocorreu devido ao primeiro contato com restos de animais gigantes, despertando grande curiosidade, acompanhada de muitos questionamentos. Nestes questionamentos os alunos buscavam entender como era o ambiente em que esses grandes animais viveram, se houve contato entre o homem e essas espécies e quais foram os acontecimentos que levaram à extinção das mesmas. Trazendo uma discussão acerca da utilização de espaços não formais no desenvolvimento de atividades que contribuem para melhor assimilação do conhecimento, por vezes ignorado pelos docentes da região.
CONCLUSÃO:
A partir dessa experiência ficou evidente a importância do acervo paleontológico para o ensino de ciências e educação ambiental nesta região, permitindo que o professor perspasse a sala de aula para ter um ensino mais dinâmico e contextualizado. Considerando que a paleontologia nos conta a história biológica e geológica de milhares de anos e que esses resultados vêm de séculos de investigação científica, deve-se considerar que uma ferramenta do conhecimento de tamanha importância não pode estar restrita somente aos centros de pesquisas e museus. Conclui-se que os professores do ensino básico sejam motivados a utilizar esses acervos que tanto despertam a curiosidade dos nossos alunos e que muito tem a contribuir no auxílio da compreensão dos processos naturais que nosso planeta passou e vem passando.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Contextualização, Paleontologia.