63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
A RELAÇÃO DO COTIDIANO E O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELO ENSINO DE QUÍMICA – UMA ANÁLISE DOS BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITUIUTABA–MG |
Carina Alves da Silva 1 Jennifer Felipe Brito 1 Tatiane Aparecida Silva Rocha 1 José Gonçalves Teixeira Júnior 2 |
1. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - UFU 2. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - UFU 3. Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - UFU 4. Prof. Ms./ Coordenador - PIBID/Química/Pontal – UFU-MG |
INTRODUÇÃO: |
Tradicionalmente, os currículos de Química enfatizam aspectos conceituais, isentos de um contexto histórico, social e tecnológico. Cabe aos alunos o difícil entendimento da relação dos conceitos vistos em sala com os fenômenos do seu cotidiano. Talvez isso ocorra devido à imensa quantidade de definições e conceitos que necessitam ser apresentados e aprendidos e, à falta de tempo ou de formação específica dos professores para propor novas maneiras de se relacionar a Química com a vivência dos estudantes. Segundo Chassot (1990), o estudo desta Ciência deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo, analisando, compreendendo e utilizando este conhecimento em sua vida cotidiana. Cabe apontar que o entendimento dos pretextos e objetivos que motivam e justificam o ensino desta disciplina, pode ser alcançado abandonando-se as aulas baseadas na simples memorização de fórmulas e nomes, tornando-as vinculadas aos conhecimentos e conceitos do dia-a-dia do aluno. Nesta perspectiva, este trabalho insere-se na pesquisa investigativa, onde um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto Química/Pontal, buscou analisar as concepções dos alunos de uma escola pública sobre a Química do seu cotidiano. |
METODOLOGIA: |
A metodologia constituiu-se na elaboração de um questionário de caráter investigativo, pelas bolsistas do PIBID/Química/Pontal. Este contava com cinco questões e foi aplicado a 49 estudantes do Ensino Médio, matriculados nos períodos matutino e noturno, de uma escola pública de Ituiutaba–MG. As questões tinham o objetivo de investigar se os estudantes conseguem estabelecer relações entre a Química aprendida na sala de aula com a do seu cotidiano. Além disso, buscava-se também entender o que, na opinião dos estudantes, poderia ser feito pelo professor de Química para fazer com que suas aulas se tornem mais interessante. No segundo momento foi feita uma análise qualitativa e quantitativa, com os dados coletados a partir dos questionários. Os resultados são discutidos a seguir. |
RESULTADOS: |
A análise dos questionários indicou que 80% dos alunos conseguem perceber a presença da Química em seu cotidiano e 78% ter grande interesse por seu estudo. Um deles afirma que “podemos perceber na produção de materiais que usamos como esmalte, perfume e até mesmo essa folha que aqui escrevo”. Já outro disse que “é muito difícil ver isto no dia-a-dia, consigo ver apenas no laboratório”. A falta de relação com seu cotidiano faz com que os alunos não entendam a importância e o significado destes conhecimentos e não se sintam motivados a aprendê-los. Quando questionados sobre o que poderia ser feito para tornar as aulas mais interessantes, apenas 10,5% relataram que não eram necessárias mudanças. Já a maioria (89,5%) sugeriu aulas diferenciadas com uso de atividades experimentais, vídeos, dentre outros. Um dos alunos afirma que “a aula precisa chamar a atenção, pode ser uma brincadeira que incentive a participação e a busca por respostas; experiências também ajudariam bastante”. Pela análise dos questionários foi possível verificar que grande parte dos alunos, principalmente os do período noturno, nunca havia participado de nenhuma atividade experimental. Dos que afirmaram que tais práticas são realizadas com certa frequência, todos conseguiam compreender melhor o conteúdo estudado. |
CONCLUSÃO: |
A partir da análise dos questionários foi possível verificar o quão é importante para os alunos a realização de atividades experimentais e aulas de Química com metodologias diferenciadas. Muitos alunos afirmaram que esta é uma disciplina de difícil compreensão, talvez devido à falta de metodologias adequadas ou de uma relação mais evidente com seu cotidiano. A relação entre aquilo que se aprende na Escola e o que é vivenciado fora dela poderia facilitar seu entendimento e ainda aumentar o interesse por seu estudo. É interessante perceber que, mesmo não participando de aulas experimentais ou entendendo sua aplicação em outros contextos, a análise dos questionários mostrou que os alunos demonstraram interesse em aprender esta Ciência. Cabe ao professor repensar suas práticas pedagógicas possibilitando a motivação, o interesse e a participação ativa por parte dos alunos, de forma articulada com suas vivências e suas realidades. |
Palavras-chave: Ensino de Química, Cotidiano, Metodologias. |