63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
AS RELAÇÕES DO ‘BRINCAR E SE-MOVIMENTAR’
Heloisa dos Santos Simon 1
Soraya Corrêa Domingues 1
Elenor Kunz 1
Andrize Ramires Costa 1
1. Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visou investigar as relações realizadas pelas crianças no seu ‘brincar e se-movimentar’. Este conceito compreende o brincar da criança como fundamento para a relação consigo mesma, com os outros e com o mundo. E por isso, é tido como fenômeno fundamental para o Desenvolvimento e para a Formação Humana, possibilitando a fundamentação teórica e prática da Educação Física da Educação Infantil, utilizando uma abordagem lúdica, segundo as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil de Florianópolis, SC de 2010. Devido às diversas mudanças nos espaços, tempos e agentes envolvidos no estilo de vida da família e da criança contemporânea, podem estar em curso mudanças nos ‘mundos de movimento’ das crianças. Por isso, objetivou-se compreender os sentidos e significados das relações da criança com seu meio, representados no ‘brincar e se-movimentar’ da criança contemporânea e, analisar possibilidades teórico-metodológicas que permitam à criança de 0 a 5 anos pleno desenvolvimento do seu ‘mundo de movimento’ na prática pedagógica das aulas de Educação Física na Educação Infantil.
METODOLOGIA:
Foram observadas, de maneira indireta, as representações do meio no ‘brincar e se-movimentar’ de um Grupo de doze crianças, sendo cinco meninos e sete meninas, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina, descritas nos Pareceres Descritivos (que são registros descritivos realizados das aulas e das crianças pela professora do grupo) de cada criança do Grupo. Nos Pareceres Descritivos, foi realizada leitura e análise de conteúdo dos Pareceres Descritivos para identificar as principais temáticas das brincadeiras espontâneas e brincadeiras de papéis sócias descritas, pois eram brincadeiras e temáticas escolhidas pelas próprias crianças, sem orientação de adultos. Sendo que, como são brincadeiras escolhidas por elas próprias, expressam suas dúvidas, anseios, medos, dentre outros sentimentos expressados através dessas relações significativas. Também foi realizada previamente pesquisa bibliográfica básica da temática específica para facilitar e possibilitar as análises documentais.
RESULTADOS:
As leituras evidenciaram: 1 – um “querer”, desejo expressivo para usar brinquedos como suporte para a brincadeira, ocorrendo uma homogeneidade de descrições; 2 – nos relatos, as meninas preferem brincar de boneca na casinha, e os meninos brincar de lutas e carrinhos; 3 – outro resultado foi a presença de uma característica muito explícita das brincadeiras – o imaginário e a fantasia, sobretudo de histórias de contos de fada e de desenhos animados, como as Princesas e Super-Heróis preferidos das crianças; 4 – esses mesmos personagens e estórias também foram bastante citados como temas do vestuário e acessórios das crianças, como mochilas e tênis do Ben-10, da Branca de Neve, etc., as meninas usando muitas roupas de cor rosa, dentre outros; 5 – através das brincadeiras as crianças estabeleciam relações com as outras crianças, e com o mundo, os animais e as plantas, ampliando seu ‘mundo de movimento’ e percebendo-se como sujeito de ações participante em relações sociais.
CONCLUSÃO:
Foi possível perceber que o imaginário e a fantasia são características fundamentais do ‘brincar e se-movimentar’ e que muitos cenários, personagens e temáticas utilizadas são veiculadas pelas mídias, principalmente, os contos de fada e desenhos animados. Através das brincadeiras, a criança desenvolve habilidades físicas, cognitivas e também estabelece relações consigo mesma, se conhecendo, e estabelecendo relações e conexões com as outras pessoas e com o mundo, e suas relações psicossociais, vitais para uma formação humana mais completa, voltada para os diversos âmbitos – afetivo, psicológico, físico, cultural e social. Sendo assim, para a Educação Física acontecer na Educação Infantil de modo integral é necessário voltar-se para o Movimento Humano das crianças, o ‘brincar e se-movimentar’ e tentar compreender e atuar junto com os sentidos e significados das representações expressadas pelas crianças através de suas brincadeiras, um dos seus principais meios de comunicação com o mundo e conosco – professores. Desse modo, poderemos auxiliar como guias na educação e desenvolvimento dos temas que percebemos que elas precisam de auxílio.
Palavras-chave: 'Brincar e se-movimentar', Criança, Educação Física.