63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO NA AQUISIÇÃO DAS ETAPAS DA FALA (LINGUAGEM) EM CRIANÇAS DE 15 MESES A 4 ANOS DE IDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE IJUÍ/RS EM 2009 E 1/2010.
Fernanda Dallazen 1
Denise Riva 2
Giulia Gatelli 2
Luciana Meggiolaro Pretto 2
Elenita Costa Beber Bonamigo 2
Eliane Roseli Winkelmann 3
1. Depto Ciências da Saúde, Fac.de Fisioterapia, Bolsista PIBIC/UNIJUÍ - UNIJUÍ
2. Depto Ciências da Saúde - UNIJUÍ
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências da Saúde - UNIJUÍ
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento infantil é um processo contínuo, que recebe influência da maturação fisiológica e dos estímulos proporcionados pelo ambiente, destacando-se os vários tipos de sons, vozes e ruídos. Através destes sons, principalmente da fala dos pais e pessoas com as quais convivem é que elas constroem os sentidos e a percepção da necessidade da linguagem, produzindo o desejo de tornarem-se falantes, onde trocam a gestualidade pela fala, como forma de comunicação. Aumentando o seu vocabulário e construindo linguagens mais complexas, ultrapassando assim todas as etapas da fala. Esta pesquisa tem como objetivo estudar como estão sendo adquiridas e desenvolvidas as etapas da fala em crianças com 15 meses a 4 anos de idade, verificando a existência de diferenças significativas de acordo com a faixa etária.
METODOLOGIA:
Estudo do tipo transversal, observacional, descritivo e comparativo. Participaram do estudo 304 escolares matriculados em escolas municipais de Ijuí-RS e avaliados no ano de 2009 e 2010 através da participação no projeto de extensão “Acompanhamento do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças” do curso de Fisioterapia/UNIJUÍ, utilizando o protocolo de desenvolvimento motor de Marinete Coelho publicado em 1999, a partir de testes específicos para cada faixa etária. Os testes foram realizados através de uma conversa livre com a criança, sem perguntas formais. Através das respostas foi possível analisar se elas conseguiram superar as fases da fala de acordo com sua idade. Nas crianças com 15 meses observou-se a expressão verbal através da fala palavra-frase, expressa por uma palavra isolada, substantivo ou verbo, adquirindo o sentido de uma frase; com 2 anos de idade verbaliza frase de duas palavras, ou seja, a frase agramatical; aos 3 anos de idade, deve ter superado as etapas de palavra-frase, frase agramatical e dislalia por troca que é a utilização defeituosa de consoantes, ocorrendo troca das mesmas, podendo apresentar dislalia por supressão quando não fala uma das letras da palavra; e com 4 anos de idade deve ter todas as etapas superadas, inclusive a de dislalia por supressão.
RESULTADOS:
Participaram da avaliação 304 escolares, destes 206 em 2009 e 98 crianças em 2010. Em 2009, as médias do sucesso no teste observado (fala) foram: 60(±51,0)% (n=20) das crianças de 15 meses falavam a palavra-frase; 63(±49,0)% (n=43) nas crianças de 2 anos de idade falavam frases agramaticais; 53(±50,5)% (n=67) nas crianças de 3 anos de idade obtiveram a fala com as etapas superadas anterior a idade, considerando as dislalias; e 66(±48,0)% (n=76) dos escolares de 4 anos de idade falavam as etapas superadas anteriores, inclusive sem dislalias. Quanto em 1/2010, as médias de sucesso nos testes foram: 78(±44,0)% (n=09) das crianças de 15 meses; 78(±43,0)% (n=18) nas crianças de 2 anos de idade; 62(±49,0)% (n=37) nas crianças de 3 anos de idade; e 74(±44,0)% (n=34) dos escolares de 4 anos de idade. Observa-se, que as médias em todas as idades investigadas obtiveram maior em 2010 quando comparadas a 2009.
CONCLUSÃO:
Em ambos os anos avaliados as crianças observadas tinham prejuízo na aquisição da fala de acordo com a idade, embora em 2010 os resultados foram melhores. Portanto, no ambiente escolar, há a necessidade de trabalhar também esta habilidade além das demais habilidades motoras nos planos didáticos. A fala é o mecanismo mais importante para a comunicação e a superação das etapas, pois através dela, é possível conferir a total ou parcial dificuldade da criança em dialogar, observando a importância da estimulação verbal desde cedo, que irá ajudar não só na forma como a criança irá se relacionar com os outros, mas também na sua alfabetização.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Etapas da Fala, Alfabetização.