63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CARACTERÍSTICAS DE UM VERMICOMPOSTO ENRIQUECIDO COM ROCHAGEM FONTE DE POTÁSSIO EM CERRADOS GOIANOS
Acaio Francisco Valente 1,3
Elizandro dos Santos Santana 1,3
Ranieri Ramadham Lino de Souza Moreira 1,3
Ho Mu Tsai 3
Marciana Cristina da Silva 4,2
Wilson Mozena Leandro 5
1. Bolsista de Iniciação a Extensão – CNPq ATP-B
2. Bolsista Capes
3. Voluntário de IC em Ciência do solo - Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, UFG
4. Mestranda em Agronomia, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, UFG
5. Prof. Dr. Orientador, Setor de Ciências do Solo, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, UFG
INTRODUÇÃO:
Atualmente, muita atenção tem sido dada à compostagem com adição de minhocas. Esta prática agroecologica é denominada vermicompostagem, que provoca alterações qualitativas e quantitativas das substâncias húmicas dos materiais orgânicos, a partir da ação combinada das minhocas e da microflora presente em seu trato digestivo. No solo, as minhocas favorecem a solubilização de nutrientes e em conseqüência aumentam a disponibilidade deste elemento para as plantas (Lee, 1985). Contudo, o efeito sobre a solubilização da rochagem durante a vermicompostagem não tem sido objeto de estudo.
A compostagem é um processo biológico, governado por bactérias, fungos e actinomicetos. A adição de mais um componente biológico ao processo de compostagem, representado pelas minhocas, associado à utilização de uma fonte orgânica pobre em fósforo, como o bagaço de cana-de-açúcar, são fatores que tendem a aumentar o dreno de fósforo e deslocar o equilíbrio das reações que o envolvem, proporcionando alterações nas suas formas.
O objetivo deste trabalho foi o estudo do efeito de diferentes doses de rocha rica em potássio (kamafugito) oriundo de Goiás durante a vermicompostagem de esterco bovino e resíduo de rumem bovino de frigorífico (denomina de linha verde) enriquecido com rocha em pó rica em potássio.
METODOLOGIA:
No experimento foi utilizado esterco bovino fresco oriundo do curral de Bovinos de Leite da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás - UFG, que após a estabilização da temperatura, foi misturado ao resíduo de rumem de bovinos oriundo de frigoríficos para montagem das leiras. A mistura foi feita na proporção de 1:1 (resíduo/esterco), com base em volume e acondicionada em cinco canteiros de alvenaria de 1,65mx0,90mx0,30m (comprimento x largura x altura). No dia 24/08/2010 foi aplicado para cada um dos cinco canteiros, uma dose diferente de pó de rocha rica em potássio, sendo 0, 500, 1000, 2000 e 4000 ml as medidas por canteiro.
As leiras com diferentes doses de pó de rocha rica em potássio eram irrigadas semanalmente por aspersão para manter a umidade favorecendo a atividade de microorganismos (bactérias, fungos e actinomicetos) e, posteriormente, o aparecimento de minhocas. Quando necessário, as leiras eram reviradas para aumentar a oxigenação e os canteiros cobertos com lona para manter a umidade.
O processo de compostagem durou 120 dias para assegurar o processo de humificação. Amostras dos compostos foram retiradas com um trado e analisadas conforme metodologia da EMBRAPA (1997). Os resultados das amostras foram submetidos ao Teste F e Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Os resultados das análises do laboratório das variáveis N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn Mo, C, umidade, pH e relação Carbono/Nitrogênio (C/N) foram usados no teste de análise de variância Tukey para avaliar a possível diferença entre as médias das parcelas. A aplicação do Teste Tukey utilizando o programa SAS (Statistical Analysis System) ao nível de probabilidade α= 5% com o agrupamento das médias segundo Tukey, mostrou que os resultados obtidos entre as comparações das médias de N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Mn, Zn Mo, C, umidade, pH e C/N para as cinco parcelas não tiveram diferença significativa entre si.
CONCLUSÃO:
Não houve resposta na utilização de pó de rocha rico em potássio no teor de nutrientes dos compostos obtidos.
Palavras-chave: Resíduos orgânicos, Agroecologia, Extensão Tecnológica.