63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DO ESTADO DE MATO GROSSO: UMA ANÁLISE SOBRE CURSOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA.
Carmen Lúcia Coelho Acosta 1
Tânia Maria Beraldo 2
1. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2. Profa.Dra./Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMT
INTRODUÇÃO:
A educação a distância é uma modalidade de ensino que há alguns anos vem sendo adotada por diversas instituições educativas. Com o avanço das novas tecnologias da informação e da comunicação essa modalidade ganhou papel de destaque notadamente na educação superior. A confiança atribuída à educação a distância pelo Ministério da Educação explica a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pelo decreto 5.800 de 6 de junho de 2006. As ações da UAB voltam-se particularmente para a formação de professores em exercício na rede pública de ensino. Esta questão é objeto deste estudo que tem o objetivo de identificar o papel que a UAB/UFMT tem assumindo no contexto das atuais políticas para a formação de professores da área das Ciências da Natureza e Matemática. Trata-se de um tema relevante, pois se refere a um dos graves problemas da educação brasileira: a escassez de professores do Ensino Médio, sobretudo de Química, Física e Biologia, conforme indicam estudos realizados por Ruiz, Ramos e Hingel (2007) e pelo INEP (2009).
METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste estudo partimos do entendimento de política como um ciclo que envolve três principais contextos: de influência, de produção do texto e da prática, conforme sugere Stephen Ball (2007). Por essa razão buscamos situar as políticas educacionais para a graduação de professores estabelecendo relações com: o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação no mundo globalizado; com a produção de documentos relativos à formação de professores e com o contexto da prática de realização do curso que é objeto deste estudo. A análise foi centrada no papel que a UAB tem assumido no Estado de Mato Grosso na perspectiva de engendrar ações relativas às políticas para a formação de professores que atuam na área das Ciências da Natureza, em escolas da rede pública de ensino. A pesquisa constitui-se na identificação das finalidades e características dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática que estão sendo desenvolvidos pela UAB/UFMT, bem como dos desafios enfrentados para operacionalizá-los. Para levantamento dos dados foram realizadas consultas a sítios eletrônicos do Ministério da Educação (MEC) e da UFMT e entrevista com o coordenador da UAB/UFMT.
RESULTADOS:
A universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado que articula diversas instituições públicas de educação superior. O objetivo da UAB é oferecer cursos de graduação e de pós-graduação para as camadas da população que têm dificuldade de acesso a formação universitária. No Estado de Mato Grosso a UAB tem engendrado ações que buscam contribuir com as políticas para a formação de professores que atuam em escolas da rede pública de ensino. No contexto da UFMT a UAB tem ofertado cursos de graduação incluindo licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Até a presente data foram abertos dois editais que permitiram a oferta de dois cursos de Ciências da Natureza e Matemática, em oito municípios pólos, totalizando 473 vagas. Tais cursos são realizados na modalidade a distância e buscam minimizar o problema da carência de professores habilitados nessa área. Trata-se de primeira licenciatura que integra conhecimentos de Biologia e Matemática. Dados preliminares indicam que os maiores desafios enfrentados estão relacionados com as difíceis condições locais dos pólos que limitam o desenvolvimento das atividades, sobretudo no que se refere ao uso da internet.
CONCLUSÃO:
A Universidade Aberta do Brasil representa uma iniciativa que busca articular diversas instituições públicas a fim de ampliar o acesso ao ensino superior. No estado de Mato Grosso a UAB/UFMT tem participado de ações que visam contribuir com a política de formação de professores que não possuem habilitação compatível com a atividade que desenvolvem no sistema público de ensino. O curso de Ciências da Natureza e Matemática pode ser considerado como uma resposta para o problema da escassez de professores dessas áreas. Contudo, existem desafios a serem superados diante das dificuldades que os alunos enfrentam para a realização das atividades acadêmicas. Os problemas referem-se particularmente ao acesso a internet fator que pode ser considerado uma contradição visto que se trata de um curso de modalidade a distância.
Palavras-chave: Formação de Professores, Universidade Aberta do Brasil, Ciências da Natureza.