63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
PERFIL DE VISITAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL. |
Auderlan Mendonça de Gois 1 Luiz Ricardo Oliveira Santos 1 Marleno Costa 2 |
1. Depto. de Biociências. Universidade Federal de Sergipe. Itabaiana – SE 2. Orientador. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio |
INTRODUÇÃO: |
O ato de retirar, consumir e descartar mostra que a interação homem-natureza ultrapassa a questão de simples sobrevivência. Pela dificuldade em estabelecer limites de crescimento e se manter em equilíbrio com outros seres e o ecossistema onde vivem. A importância de sensibilizar o homem quanto à necessidade de conservar os recursos naturais deve ser fortalecida. Dessa forma, a Educação Ambiental torna-se importante para levar o homem a entender que é preciso agir com responsabilidade no uso dos recursos naturais. Para isso, é importante que as atividades pedagógicas se entrelacem a outras que conciliem e envolvam os alunos com situações que privilegiem a educação e a possibilidade de gerar uma mudança de visão sobre o uso desses recursos. As Unidades de Conservação (UCs) são os locais mais apropriados para promover o alcance disso. A partir do uso de seu espaço como meio de aprendizado, pela rica concentração de recursos naturais, levando a uma melhor gestão da área, são desenvolvidos trabalhos nas diversas UCs espalhadas pelo Brasil. O Parque Nacional Serra de Itabaiana é exemplo disso. Desde sua criação em 15 de junho de 2005, a área recebe visitas de cunho educativo de variadas instituições do estado, proporcionando ações educativas e atividades de melhoria sócio-ambiental. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado mediante análise do perfil dos visitantes do PARNA Serra de Itabaiana, a 45 km da capital sergipana, Aracaju, inserido nos municípios de Itabaiana e Areia Branca, região agreste do estado. O qual recebe visitas de estudantes, com maior intensidade de Aracaju, pessoas das comunidades circunvizinhas e turistas e até mesmo de outros países. Foram utilizados registros do livro de controle no portão principal da UC, onde consta data da visita, origem do visitante e objetivo da mesma; e outro que fica na Sede Administrativa, onde são registradas informações sobre visitas de cunho educativo, cujas anotações referem-se à data da visita, instituição de ensino, cidade, responsável e números de alunos. Fez-se também a observação durante palestras realizadas para estudantes e outros visitantes atendidos, orientando-os sobre a UC. Os dados englobam o período de 2006 a 2010, com o objetivo de contabilizar e caracterizar o perfil do visitante. Estas visitas são monitoradas por estagiários do curso de Ciências Biológicas, cujo objetivo é despertar a atenção dos alunos acerca da importância da biodiversidade local, no intuito de sensibilizá-los sobre a necessidade de mudança de comportamento do homem na era atual sobre a apropriação e uso dos recursos naturais. |
RESULTADOS: |
Os dados de 2006 a 2010 mostram que as visitas escolares decresceram bastante. As cidades onde a UC está inserida, Itabaiana e Areia Branca, representam a menor visitação com perfil educativo, porém, com finalidade de lazer, representam o maior fluxo. Esse decréscimo deve-se a dificuldade de deslocamento das escolas, por serem na maioria públicas e não contarem com ajuda das prefeituras para este fim. Também pelo pouco interesse das escolas em realizar práticas educativas na Unidade. As visitas realizadas por alunos de Itabaiana foram 1.318 em 2006 e 1.728 em 2007. Em 2008 registrou-se apenas 911 alunos, diminuindo quase 50% comparado ao ano anterior. Essa queda aumentou nos anos seguintes, com apenas 840 em 2009 e 550 em 2010. Já de Areia Branca, notou-se uma oscilação, apesar de está mais próxima da UC, o número de vistas educativas é baixo, demonstrando o pouco interesse das escolas em assuntos ambientais. Nos anos 2007 e 2009, os maiores números de visitas das escolas de Areia Branca, foram 240 e 280 alunos, já 2006, 2008 e 2010 somaram apenas 170 alunos. A soma do número de visitas educativas foi de 6.046 em 2006, 6.858 em 2007, 5.228 em 2008, 3.678 em 2009 e 3.961 em 2010. Isso revela o desinteresse das escolas quanto o uso da UC como meio para práticas educativas. |
CONCLUSÃO: |
A constatação do decréscimo no número de visitas educativas à Unidade tem chamado bastante atenção dada à importância desta, como instrumento útil para a geração de conhecimento e na construção de mudança de comportamento nas ações do homem na natureza, através de processos educativos. Como se sabe, a Educação Ambiental é um meio fundamental e eficiente para despertar a necessidade das pessoas em se relacionarem de maneia sustentável com o ambiente. Daí, o uso dessa ferramenta pela escola associada a uma UC, torna possível o desenvolvimento de projetos de sensibilização junto às comunidades do entorno, fortalecendo os objetivos de conservação dos recursos naturais e a mudança de atitude dos moradores quanto o uso desses. Sendo assim, é preciso que as escolas das cidades de Itabaiana e Areia Branca, e outras, incentivem práticas educativas no ambiente natural, focalizando o fortalecimento da Educação Ambiental. Assim, as ações de sensibilização junto às crianças das supracitadas regiões poderão contribuir para torná-las mais conscientes da necessidade da conservação da biodiversidade do Parque, para o uso adequado das atuais gerações e fique de herança para as futuras. Por outro lado, fortalece a gestão participativa com o maior envolvimento do entorno na gestão da Unidade. |
Palavras-chave: Parque Nacional Serra de Itabaiana, Perfil de Visitações, Práticas pedagógicas. |