63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
ESTUDO DA ESPESSURA CRUSTAL PARA AS ESTAÇÕES DA REDE NACIONAL DO OBSERVATÓRIO SISMOLÓGICO
Diogo Farrapo Albuquerque 1
César Garcia Pavão 1
George Sand França 2
1. Observatório Sismológico, Instituto de Geociências, Universidade de Brasília - UnB
2. Prof. Dr./Orientador - Observatório Sismológico, Instituto de Geociências, Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem por objetivo estimar a espessura da crosta e a razão entre as velocidades das ondas sísmicas Primárias e Secundárias (Vp/Vs) em diversos pontos do país. Foram utilizadas três estações da Rede Sismográfica Nacional (RSN) pertencentes Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS-UnB): BRA7 (Brasília-DF), FOR1 (Fortaleza-CE) e JAN7 (Itacarambi-MG). Estudar a variação da espessura crustal e a velocidade das ondas sísmicas é de grande importância para conhecer os processos envolvidos na dinâmica de formação tectônica do território brasileiro.
METODOLOGIA:
Para o cálculo de espessura crustal e razão Vp/Vs foi utilizada a Função do Receptor (FR) aplicada no domínio da frequência. Esta técnica utiliza registros de sismos distantes para estudar as heterogeneidades presentes no interior da Terra, tendo como princípio básico a conversão das ondas sísmicas Primárias em ondas Secundárias (Ps) e em reflexões múltiplas ao atravessar uma descontinuidade. O método exige que o ângulo de incidência da onda Primária (P) no receptor (estação sismográfica triaxial) seja menor do que 40º para sismos ocorridos entre 30º e 90º de distância em relação à estação. Foram utilizados sismos com magnitudes a partir de 4,5 mb e a inspeção visual destes eventos foi realizada com o programa SAC (Seismic Analysis Code; Goldstein & Snoke, 2005). A deconvolução no domínio da freqüência foi feita pelo programa pwaveqn (Ammon, 1997) e os valores de espessura crustal e razão Vp/Vs foram obtidos através do programa HK-Stacking (Zhu & Kanamori, 2000). Como parâmetro inicial foi utilizada a velocidade média da onda P na crosta (6,3 Km/s).
RESULTADOS:
Os valores de espessura crustal e razão Vp/Vs encontrados para as estações BRA7, FOR1 e JAN7 foram, respectivamente: 42,0 Km ± 2,3 Km e 1,70 ± 0,05; 32,8 Km ± 0,9 Km e 1,73 ± 0,03; 40,3 Km ± 1,0 Km e 1,70 ± 0,02.
CONCLUSÃO:
Tais resultados são consistentes baseando-se em trabalhos publicados que aplicaram o mesmo método (Função do Receptor aplicada no domínio da frequência) para estações sismográficas situadas próximas às deste projeto ou localizadas na mesma província geológica. Para melhorar estes resultados, é necessário um período de coleta de dados de pelo menos três anos, além de escolher pontos melhores para a instalação de estações sismográficas, evitando lugares com grande concentração de possíveis geradores de ruído (automóveis, pessoas, gado, máquinas) que causam a degradação do sinal sísmico.
Palavras-chave: Função do Receptor, Espessura Crustal, Razão Vp/Vs.