63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
ESTRUTURA E MANIFESTAÇÃO DO ENTUSIASMO DO(A) ESTUDANTE EM FÓRUM VIRTUAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNB. |
Karla Patrícia Fernandes do Monte Lustosa 1 Carlos Alberto Lopes de Sousa 2 |
1. Depto. de Teoria e Fundamentos, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - UnB 2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Teoria e Fundamentos, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - UnB |
INTRODUÇÃO: |
A manifestação do entusiasmo em fóruns virtuais por parte dos estudantes do curso de Pedagogia na modalidade à distância, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB é o eixo que norteia essa pesquisa. Essa temática se faz importante, à medida que inexistem investigações acerca do entusiasmo discente em ambiente virtual de ensino e, em particular, em relação aos fóruns de discussão. Sendo, portanto, uma pesquisa inovadora nesse campo. Os problemas de pesquisa discutidos nesse artigo são os seguintes: Quais temas ou questões mobilizam adesão entusiasmada à participação dos estudantes em fórum virtual? Quais os tipos de expressão que configuram a manifestação entusiasmada em fórum virtual? O presente artigo tem os seguintes objetivos: (a) categorizar as funções dos fóruns virtuais abertos pelo professor tutor; (b) analisar a participação (freqüência ativa) dos estudantes no fórum virtual; (c) Identificar a estrutura do conteúdo postado no fórum (temas/ questões) e as expressões dos estudantes que indiquem a manifestação entusiasmada em fórum. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva metodológica da análise de conteúdo, trabalhando as abordagens qualitativa e quantitativa. O método foi escolhido por ser o mais próximo da realidade da pesquisa, tendo em vista que o objeto de estudo da pesquisa é o conteúdo escrito dos fóruns. Para operacionalização do método análise de conteúdo foram estabelecidas as unidades análise e registro, conforme apresentadas por Franco (2008): palavra, tema, personagem e o contexto. Para a realização da análise de conteúdo foi escolhida uma disciplina do curso de Pedagogia da UAB/UnB, sendo analisados dois fóruns em cada uma das três turmas de uma mesma disciplina, totalizando seis fóruns de discussão. O critério de escolha da disciplina foi a disponibilidade da professora supervisora em ceder seus fóruns para a análise. A disciplina foi oferecida a três pólos em diferentes localidades: Carinhanha-BA, Alto Paraíso-GO e Alexânia-GO. Cada pólo fica sob a responsabilidade de uma tutora, capacitada para mediar o processo de ensino aprendizagem no ambiente virtual, fazendo intervenções no sentido de orientar o processo. |
RESULTADOS: |
No primeiro fórum não foi possível verificar relatos de vivências pessoais nem expressões de surpresa a um fato novo. Portanto, neste fórum, devido a sua forma de abertura em formato de questionário, não acarretou adesão entusiasmada. O segundo fórum, por possuir uma característica investigativa, apontou uma sutil variação no número de postagens dos alunos, indicando uma possível correlação entre a sua forma de abertura e uma maior freqüência ativa dos alunos. Isso se deve à perspectiva investigativa do fórum, que priorizou a pesquisa de campo dos estudantes, ou seja, o contexto social do indivíduo. Também ficou evidente que houve uma maior freqüência ativa dos participantes em relação ao primeiro fórum. Ao analisar a participação dos estudantes, alguns atos podem ser classificados como demonstrações entusiasmadas, como postagens com relatos de vivências pessoais acerca da temática no segundo fórum, além dos comentários de descoberta de um tema novo que o fórum proporcionou. Não obstante à apreciação quantitativa, a análise qualitativa aponta questões semelhantes quanto à relação entre a forma de abertura do fórum e a freqüência ativa entusiasma dos estudantes. |
CONCLUSÃO: |
A manifestação entusiasmada dos estudantes está correlacionada tanto aos objetivos quanto a forma de abordagem e participação dos diferentes atores na discussão proposta em fórum, havendo ainda um campo de pesquisa a ser melhor explorado e aprofundado, considerando, por exemplo, a ligação entre a realidade (contexto) dos alunos e o tema em debate. A manifestação entusiasmada dos estudantes está ligada à forma de abertura do fórum. Fica evidente ao longo da análise que a quantidade de fóruns analisados foi um fator de restrição, tendo em vista que os fóruns tiveram orientações de abertura idênticas. Perceber a dinâmica do entusiasmo discente no ambiente virtual traz uma maior compreensão do que é necessário para atingir uma participação mais efetiva dos estudantes nos fóruns. Não houve em todos os fóruns analisados retorno dos participantes quanto às intervenções das tutoras. Isto significa que ações motivacionais (elogios) por parte das tutoras não são, à primeira vista, o fator determinante na freqüência ativa dos estudantes nos fóruns. Pode-se acrescentar ainda que a ação da tutoria pode não ser o fator preponderante na manifestação entusiasmada do discente. |
Palavras-chave: Entusiasmo, Fórum virtual, Educação a distância. |