63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
UTILIZAÇÃO DE FITAS TERMOMÉTRICAS NA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETRO PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE RODEIROS
Everaldo Silva Marinho 1
Emanoel Rodrigues 1
Gustavo Máximo 1
Harlan Allen Dantas Costa 1
1. Prof. Orientador / Harlan Allen Dantas Costa
INTRODUÇÃO:
As ocorrências de alarmes de caixa quente em rolamentos ferroviários de carros de passageiros motivaram este trabalho de pesquisa. A elevação de temperatura do rolamento em mancais de vagões ferroviário é provocada por diversos modos de falha. Quando uma falha ocorre e o alarme é acionado na passagem do rolamento no sistema de detecção de mancal quente, instalados ao longo da ferrovia provoca a parada do trem. Esta parada ocasiona a interdição da ferrovia impossibilitando a circulação de trens de minério, veículos auxiliares e o trem de passageiros. Quando acontece esse alarme o trem é desviado e o carro de passageiro tem de ser retirado em um pátio para posterior troca do rodeiro. Este fato provoca indisponibilidade do carro de passageiros, interrupção da via, compromete o indicador de desempenho da manutenção e atrasos em cascata na malha. Quando o sistema de detecção de mancal quente alarma com temperatura ³ 70°C, indica ao CCO (Centro de Controle Operacional) a localização do carro/eixo/rolamento e que se deve parar a composição por medida de segurança.
METODOLOGIA:
Sabendo-se que a condutividade do metal que compõe a caixa do mancal é elevada (k=63,9 W/m.K), a temperatura na parede externa na tampa da caixa de rolamento de mancal é muito próxima da interior. Como forma de antever a elevação da temperatura nos mancais de rolamento, foram instaladas fitas termométricas nas tampas das caixas de rolamentos ferroviários tipo auto-compenssador de rolos, utilizados em carros de passageiros de eixos 5½ x 10”. A fita termométrica registra a temperatura da superfície onde está instalada. Sua escala de temperatura vai de 40°C a 82°C. No momento que a temperatura do rolamento ultrapassa a temperatura mínima da escala da fita (40°C), inicia-se a queima quadro a quadro da escala de sinalização, registrando de forma definitiva a máxima temperatura alcançada. A queima da escala da fita pode ser vista e verificada posteriormente pela inspeção de manutenção realizada a cada viagem do carro de passageiro. Colocando como parâmetro para manutenção preditiva a retirada do carro de passageiro da composição, caso o alarme de caixa quente atinja temperatura > 60ºC.
RESULTADOS:
Eram registrados 12 alarmes de caixa quente em rolamentos ferroviários de carros de passageiros por mês antes da instalação da fita. Atualmente a média de ocorrências é de 1 alarme por ano, reduzindo as ocorrências em 92%. Nas inspeções e verificação de temperatura indicada nas fitas, havia retirada de 6 rodeiros mês, atualmente registra-se a média de 1 rodeiro a cada 6 meses, promovendo uma redução de 83% de rolamentos com indicação de falha. Com esta medida aumentou-se a confiabilidade dos carros de passageiros. Onde antes o MKBF (Maximun Kilometers Between Failures) era de 1.886.756, passou para 2.830.133 (melhora de 67%).
CONCLUSÃO:
Após a implantação da fita termométrica em todas as caixas de rolamentos da frota, diminuiu os alarmes de caixa quente e aumentou a confiabilidade dos carros de passageiros. A utilização da fita termométrica como parâmetro de retirada de carros de passageiros para manutenção e definição de novas estratégias de manutenção, permitem em conjunto com a operação formar novas composições. Com a melhoria alcançada na frota de rodeiros dos carros de passageiro, este estudo deverá ser ampliado verificando seu emprego para as demais frotas de vagões de carga geral e locomotivas.
Palavras-chave: rolamentos, mancal, preditiva.