63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS LIPÍDEOS DO ÓLEO DAS SEMENTES DE Annona crassiflora Mart. (Araticunzeiro)
João Paulo Fernandes Santos 1
Frederico Severino Martins 1
Edemilson Cardoso da Conceição 1
1. Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais – Faculdade de Farmácia – Universidade Federal de Goiás
INTRODUÇÃO:
O Cerrado possui mais de 20 oleagenosas com potencial para utlização industial e consumo humano como o araticum (Annona crassiflora Mart.). A polpa do araticum é consumida ao natural ou na forma de doces, galéias, sucos, licores, tortas, iorgutes ou sorvetes. Alcaloides encontrados em suas follhas e cascas aprensentam ação tripanosomicida, leishmanicida, antimicrobiana e inseticida. Na medicina popular, a infusão das folhas e sementes pulverizadas servem para combater a diarréia e induzir a menstruação. As sementes tembém possuem ação contra afecções parasitarias do couro cabeludo. O objetivo deste trabalho foi extrair e caracterizar os lipídeos do óleo das sementes de Annona crassiflora Mart (Araticunzeiro), determinando o teor de óleo nas sementes e o teor de cada ácido graxo presente no óleo extraído.
METODOLOGIA:
O fruto foi coletado no município de Pires do Rio, suas sementes foram extraídas e secadas em estufa com circulação forçada de ar. A extração e o teor de óleos da semente foi determinado segundo a metodologia de Bligh e Dyer (1959). A esterificação dos ácidos graxos foi realizada através de reação com KOH 1,0M em metanol e H2SO4 1,0M em metanol. A fração esterificada foi extraída com hexano e isolada em cromatografia em coluna de adsorção, sendo posteriormente analisada em cromatógrafo gasoso de ionização em chama.
RESULTADOS:
As sementes de araticum apresentaram um teor lipídico de 8,212%. Da composição lipídica o óleo apresentou: 0,6958% de ácido graxo saturado; 99,3042% de ácido graxo insaturado; sendo que 50,0994% era ω-3 (linolênico); 27,5348% era ω-6 (gama-linoleico). Quanto à composição do óleo das sementes, o araticum apresenta-se como uma importante fonte dos ácidos graxos essenciais ω-3 (linolênico) e ω-6 (gama-linoleico) por apresentar respectivamente teores de 27,5348% e de 50,0994%.
CONCLUSÃO:
As sementes do fruto de araticum (Annona crassiflora Mart), planta nativa do Cerrado, apresentam um teor lipídico de 8,82%. Quanto à composição do óleo das sementes, o araticum apresenta-se como uma importante fonte dos ácidos graxos essenciais ω-3 (linolênico) e ω-6 (gama-linoleico) por apresentar respectivamente teores de 27,5348% e de 50,0994%.
Palavras-chave: Annona crassiflora Mart., Semente, Ácido graxo.