63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
Projeto Jornal Letras de Alfenim
Joana de Oliveira Ferreira Paiva 1
Fernanda Regina Torres de Almeida 1
Valdenice da Silva Neves Borges 1
Flausina Aparecida Rodrigues da Silva 1
Acariana de Melo Araújo Peres 1
Laura Alves Ferreira de Àzara 1
1. Coordenadora pedagógica - Escola Letras de Alfenim - GO
2. Profª Escola Letras de Alfenim - GO
3. Profª Escola Letras de Alfenim - GO
4. Profª Escola Letras de Alfenim - GO
5. Profª Escola Letras de Alfenim - GO
6. Profª Escola Letras de Alfenim - GO
INTRODUÇÃO:
Na contemporaneidade, vemos extraordinários avanços tecnológicos em matéria de comunicação. Estamos vivendo a era da comunicação eletrônica. Pesquisas revelam que a palavra escrita foi e continua sendo responsável por uma vasta parcela da informação (Bermuth, 1978). Nesta perspectiva, o desenvolvimento de um jornal em uma instituição escolar é eficaz no estudo de linguagens e de desenvolvimento da capacidade crítica na apropriação das informações. Um jornal escolar pode ser um instrumento de auxílio no ensino e na aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade e a eficiência na leitura e escrita. A construção de um jornal propicia à criança a aquisição da linguagem redacional e, principalmente, mostra-se como excelente ferramenta que inicia a criança na pesquisa de temas diversos e leva-a a refletir sobre questões da sua realidade local, assim como do seu país, e a discutir hipóteses. Além disso, possibilita que a criança aprenda a expressar-se livremente sobre as temáticas em discussão e a formular suas próprias conclusões.
O Jornal Letras de Alfenin é um projeto, que existe desde 2008, sob a responsabilidade de estudantes e professores da Escola Letras de Alfenim, sediada na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás.
METODOLOGIA:
De acordo com nosso Projeto Pedagógico e tendo como entendimento que o conhecimento é construção, a metodologia da Escola Letras de Alfenim caracteriza-se pela concepção da criança como sujeito: 1) a partir do diálogo estabelecido com a realidade, em função da forma como interpreta a informação oriunda do meio circundante; 2) pela construção do conhecimento como processo de reestruturação e construção dos vários saberes prévios que a criança possui; 3) e pelo exercício cognitivo que a criança faz, em consonância com suas necessidades internas e com o seu processo de desenvolvimento.
Tendo isso em vista, as crianças são estimuladas a pesquisar sobre a linguagem jornalística, através de trabalho concreto com jornais de circulação local, regional e nacional. A divisão do trabalho fica sob a responsabilidade de uma turma, que tem a responsabilidade de cobrar de todas as demais turmas as contribuições de acordo com suas potencialidades. Por exemplo, fica a cargo da educação infantil os desenhos e sob a responsabilidade das crianças do ensino fundamental as pesquisas para a montagem das entrevistas e matérias. O Jornal conta ainda com a colaboração de pais no sentido de contribuir com opiniões e com patrocínio para assegurar a sua diagramação e impressão gráfica.
RESULTADOS:
Publicado bimestralmente, o Jornal Letras de Alfenim já se encontra na sua 15ª edição. Esse é um projeto que surgiu com o objetivo de estimular a circulação de informações, utilizando os conhecimentos adquiridos e a linguagem escrita e visual de crianças entre 3 e 10 anos. Desse modo, esse meio de comunicação é composto por seções comuns a outros jornais e seções criadas pelos seus próprios editores, que são as crianças, mediadas pelas professoras.
Contemplamos no seu conteúdo temas voltados para a realidade local e que levam a uma discussão transversal, como, por exemplo, o estudo sobre as águas da Cidade de Goiás e o lixo como um problema social. Assim sendo, questões de caráter social, ambiental e cultural estão sempre em pauta nesse veículo de informação, que varia de dez a doze páginas.
Os temas em pauta também são discutidos a partir da linguagem poética. Há duas seções no Jornal que são os espaços dedicados a brincadeiras com as palavras, que permitem sonhar com um mundo melhor. São a Janela poética e os Classificados poéticos.
O Jornal Letras de Alfenim é distribuído gratuitamente entre as crianças da Escola e para a comunidade vilaboense, facilitando a interação entre Comunidade e Escola e ampliando as fontes de debate de temas importantes para a coletividade.
CONCLUSÃO:
Com a iniciativa do Jornal, estamos trabalhando, também, a ideia de que o conhecimento só tem sentido quando colocado para circular. E, além de ser uma ferramenta de comunicação que as crianças utilizam para dar notícias sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola, é mais uma oportunidade dada às crianças para exercitarem a condição de leitores e escritores. Do mesmo modo, que possibilita a todas as professoras o ensejo de compartilhar o projeto que foi desenvolvido pela sua turma em cada bimestre, bem como, as suas estratégias de ensino, visando a uma aprendizagem mais significativa.
O desenvolvimento do projeto tem proporcionado a aquisição de (in)formação de maneira concreta e prazerosa, pois os temas são vivenciados, discutidos, transformados em matérias e socializados.
O Jornal Letras de Alfenim, nas suas quatro edições, é o resultado dos estudos realizados e a sistematização do conhecimento adquirido ao longo do ano. Esta iniciativa se caracteriza como um projeto específico e, ao mesmo tempo, como resultado capaz de dar visibilidade ao Projeto Temático Interdisciplinar desenvolvido pela Escola Letras de Alfenim ao longo do ano.
Palavras-chave: Jornal, Escola Letras de Alfenim, Cidade de Goiás.