63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
POSSÍVEIS ETIOLOGIAS DOS PORTADORES DE LESÕES CUTÂNEO-MUCOSA DO MUNICÍPIO DE ARAGARÇAS/GO
Sanmer Jhaffer Santos Ferreira 1
Ludmila Karoline Batista 2
Gabrielle Gomes de Angelis 3
Izabella Chrystina Rocha 4
Maraisa Delmut Borges 5
Onislene Alves Evangelista de Almeida 6
1. Acadêmico - Enfermagem UFMT
2. Acadêmico - Enfermagem UFMT
3. Acadêmico - Enfermagem UFMT
4. Profa. Ms./ Orientadora - Depto de Ciências Biológicas e da Saúde - UFMT
5. Profa. Esp. Depto.de Ciências Biológicas e da Saúde - UFMT
6. Enfa. Esp. Fundação Universidade Federal de Brasília
INTRODUÇÃO:
A preocupação com o cuidado e busca por tratamentos de feridas adequadas dessas afecções estão amplamente descritos na história da humanidade, demonstrado por usos e costumes empíricos, alguns claramente absurdos, como a utilização de excrementos e o uso de drogas. Entretanto, os avanços científicos e tecnológicos atuais aumentam a qualidade de vida da população e favorecem a implementação de métodos terapêuticos apropriados para cada tipo de lesão. O termo ferida é utilizado como sinônimo de comprometimento tecidual, deformidade ou solução de continuidade, que pode atingir desde a epiderme até as estruturas profundas. Nesse sentido, considera-se que no Brasil as feridas acometem a população em geral, sendo este um sério problema de saúde pública. Assim, objetivou-se neste estudo levantar as possíveis etiologias dos portadores de lesões cutâneo-mucosa do município de Aragarças/GO. Dessa forma a importância desta pesquisa revelou-se na evidência dada à determinação, diagnóstico e conhecimento dos fatores causais das lesões e de seu portador, uma vez que, em sua maioria, é determinante para a progressão, cura ou reincidência de lesões.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo quantiqualitativo, transversal, descritivo-exploratório, cuja amostra, por conveniência, foi caracterizada por pessoas que apresentavam lesão cutâneo-mucosa e residiam na área urbana de abrangência das seis Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município de Aragarças/GO. A amostra foi constituída de 23 participantes. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento com perguntas semi-estruturadas em visitas domiciliares planejadas e agendadas, no primeiro semestre de 2010. A consolidação dos achados foi trabalhada a partir de informações estatísticas descritivas em tabelas simples de frequência e gráficos. Para tanto, foi utilizado o software Microsoft Office versão 2007. Já os dados qualitativos, a entrevista foi utilizada, sendo descrita o relato dos participantes, no sentido restrito de coleta de informações sobre determinado tema cientifico. Em relação a ética que envolve pesquisa com seres humanos, o estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Miller de Cuiabá/MT, protocolo n ° 704/CEP-HUJM/09.
RESULTADOS:
A amostra foi caracterizada por 23 portadores, na qual possuíam 40 ferimentos, sendo que 47,8% eram do sexo feminino e 52,2% do sexo masculino. A idade média foi de 57,7 anos, variando entre16 e 89 anos, dessa forma a população apresentou-se com idosa. Em relação às etiologias, 55% eram feridas ulcerativas,15% por trauma mecânico, 15% hansênicas, 7,5% ocasionadas por queimadura e as demais, 7,5% por causas diversas. Os achados estão em concordância com estudiosos que apontam uma elevada prevalência de pessoas portadoras de lesões ulcerativas. Quanto às feridas traumáticas, estudos apontam que provocam grande número de internações, refletindo em gastos públicos em saúde, apresentando caráter endêmico. Em relação às lesões hansênicas, neste estudo optou-se por separá-la desta categoria devido à sua alta prevalência em relação aos outros tipos de feridas, mesmo sabendo que as elas são feridas ulcerativa, outro aspecto fundamental foi o fato da doença ser desencadeada por fatores infectoparasitários e também por tratar-se de ser um dos focos de tratamento da atenção básica e ser um grave problema de saúde pública. Quanto às queimaduras, obtiveram os menores índices com base nos achados, isso pode ser explicado por ser ocasionada na grande maioria dos casos de forma acidental.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que dos 23 entrevistados a principal causa de desenvolvimento de lesão cutâneo-mucosa foi decorrente de ferimentos ulcerativos, uma vez que, a população foi caracterizada como idosa e umas das possíveis consequências da idade seria o surgimento de distúrbios vasculares. As causas por trauma mecânico e feridas hansênicas foram responsáveis por 15% dos achados. As menores incidências encontradas foram referentes a queimaduras e causas diversas, ambas com 7,5%. Apesar de grande parcela da população mundial ser acometida por lesões, muitos profissionais de saúde vivenciam situações de desinformação sobre o assunto. Assim, uma pessoa com qualquer tipo de lesão acarreta graves problemas para si e toda a família, pois o impacto social e econômico são evidentes neste contexto, ainda mais se considerarmos a necessidade de um adequado bem estar para auxiliar no processo cicatricial. Portanto, torna-se necessário investigar a etiologia e fisiopatologia das lesões para a adoção de medidas preventivas com vistas à diminuição da incidência e recorrência das mesmas, contribuindo para a maximização da qualidade de vida e segurança das pessoas.
Palavras-chave: ETIOLOGIA, LESÕES, CUIDADO.