63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
O desempenho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no estado de Goiás entre 1995 e 2006
Paula Andréa Marques do Valle 1
Ana Cláudia Marques do Valle 2
Lucelena Fátima de Melo 3
Dinamar Maria Ferreira Marques 4
Antonio Fernandes dos Anjos 5
1. Profa. MSc.- FACE - Curso Ciências Econômicas - UFG
2. Prof. Dra. - EEEC - Engenharia Elétrica e de Computação - UFG
3. Gerente da SEPIN/SEPLAN -GO
4. Gerente da SEPIN/SEPLAN -GO
5. Mestre em Geografia pela UFG
INTRODUÇÃO:
O artigo tem como objetivo demonstrar os resultados do primeiro relatório estadual dos principais indicadores para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de Goiás. Foram destacados em cada objetivo os indicadores mais relevantes. O relatório configura uma análise descritiva do desempenho dos indicadores dos ODM, no período de 1995 a 2006 para a maioria dos dados, mas para algumas variáveis foi possível analisar até o ano de 2008. A finalidade dos ODM é transformar em prioridade alguns assuntos que ainda são um desafio diário a muitas pessoas no mundo – como a extrema pobreza e a fome, o acesso à educação de qualidade, a igualdade entre homens e mulheres, a melhoria da saúde materna, o combate ao HIV/Aids e a outras doenças, a preservação do meio ambiente e a concretização do direito ao desenvolvimento para todos. Esses direitos são também econômicos, sociais e culturais, ou seja, formam uma importante parcela dos direitos humanos como um todo. E são direitos com os quais os governos se comprometeram uma vez mais ao assinar a Declaração do Milênio.
METODOLOGIA:
Este trabalho configura-se como uma análise descritiva do desempenho dos indicadores dos ODM. O período analisado foi de 1995 a 2006 para a maioria dos dados, mas para algumas variáveis foi possível analisar até 2008. Infelizmente, por conta da falta ou qualidade dos dados oficiais não foi possível demonstrar o comportamento dos indicadores desde 1990, que é o ano de referência para as metas dos ODM (1990 a 2015).
O levantamento buscou avaliar a variação temporal dos indicadores e a possibilidade de alcance da metas estabelecidas para 2015. Os dados são apresentados mostrando-se a evolução em gráficos, o que permite a verificação visual do desempenho de cada um dos indicadores. A base de dados utilizada foi a dos bancos de dados oficiais, cuja lista encontra-se nas referências bibliográficas deste documento.
Neste estudo relata-se sobre os oito objetivos do milênio: erradicar a fome, universalizar a educação primária, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater a Hiv/Aids, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
RESULTADOS:
Em vários aspectos houve melhoria da qualidade de vida da população goiana, como demonstram boa parte dos indicadores relativos à pobreza, à miséria e à saúde, que denotaram avanços significativos.
Mas os indicadores de educação apontaram que esta melhoria ainda é insuficiente para minimizar a defasagem escolar. Contudo, a melhor distribuição de renda vem refletindo na progressão dos alunos e na queda do abandono escolar.
CONCLUSÃO:
Um indicador de saúde pública que chama atenção é o crescimento de números de casos de dengue em Goiás.A partir de 2005 a dengue causou mais mortes que nos anos iniciais da epidemia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em 2005 morreram 11 pessoas; em 2006, 24; em 2007, 24; em 2008, 45; e, até 26 de dezembro de 2009, 30 pessoas morreram, fazendo com que a redução dos casos de dengue ainda seja um grande desafio para o Estado.
Em termos de sustentabilidade ambiental os dados de saneamento apontaram para o aumento do acesso à água potável, o que não aconteceu com o esgotamento sanitário, que se apresenta como uma das maiores fragilidades sanitárias do Estado de Goiás.
Outra preocupação são os lixões a céu aberto, onde é depositada a maioria dos resíduos sólidos, colocando a população e o meio ambiente em uma situação de alto risco.
À luz dos indicadores dos objetivos do milênio analisados, conclui-se que o Estado de Goiás está no caminho certo para atingir a maioria das metas propostas até 2015, restando ainda grandes desafios a ser superado, o que reforça a necessidade da efetivação de políticas públicas integradas de forma a se garantir que essas metas sejam atingidas.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Erradicação da pobreza, Objetivos do Milênio.