63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO SF-36 EM PACIENTES PRÉ E PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA DE FOBI-CAPELLA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MS
Ianamary Monteiro Marcondes 1
Miraíra Noal Manfroi 1
1. Acadêmica do Departamento de Educação Física - UFMS
INTRODUÇÃO:
A obesidade tem aumentado sua incidência a cada dia, podendo tornar-se um dos principais problemas de saúde pública. O sobrepeso e a obesidade estão associados a depressão, distúrbios alimentares, imagem corporal distorcida e baixa auto-estima. A cirurgia bariátrica é atualmente considerada um dos tratamentos mais efetivos para a redução do peso em pacientes com obesidade grave. Auxilia na perda de peso também na melhora da qualidade de vida do indivíduo.
A qualidade de vida torna-se satisfatória conforme desejos e necessidades são realizados. O termo pode ter muitos significados que refletem conhecimentos, experiências, e valores individuais. No que se refere aos aspectos físicos da vida diária, estudos demonstram que pessoas obesas têm uma qualidade de vida bem mais baixa que indivíduos de peso normal. A avaliação da qualidade de vida é cada vez mais utilizada na área da saúde, principalmente após suas propriedades de medida serem comprovadas e validadas.
Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida pelo questionário SF-36 em pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica através da técnica Fobi-Capella.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande - MS. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética do HU. Todos os voluntários foram informados quanto aos procedimentos, desconforto e riscos envolvendo os processos de avaliação na pesquisa e que não seriam divulgados dados que pudessem denegrir a imagem de qualquer participante. Posteriormente eles assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido para a participação deste estudo.
Trata-se de um estudo longitudinal, no qual foram avaliados 6 indivíduos durante as coletas de dados, realizadas em duas etapas, sendo a primeira no período pré-cirúrgico. As cirurgias eram realizadas nas segundas feiras no período matutino, e o questionário era aplicado no domingo, 12 horas antes. A segunda coleta de dados aconteceu no ambulatório, 3 meses após a cirurgia, onde o paciente respondia ao mesmo questionário. Todos os pacientes foram acompanhados pela equipe de cirurgia bariátrica do HU da UFMS que conta com um Médico com especialidade em Gastroenterologia, uma enfermeira, uma nutricionista e quatro Profissionais de Educação Física.
O material utilizado para a realização do estudo foi o questionário validado SF-36.
RESULTADOS:
O questionário SF-36 é dividido em oito domínios. Cada domínio foi analisado separadamente. Estes domínios são: Capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitações por aspectos emocionais e saúde mental.
A partir da primeira coleta de dados, realizada no pré cirúrgico pode-se observar que a média de cada domínio, assim como a média geral ficou abaixo dos 50% da capacidade total. Este resultado representa a forma como os indivíduos avaliavam sua qualidade de vida antes da cirurgia e nota-se que eles a consideram muito abaixo do esperado.
A média mais baixa é a que avalia a Limitação por aspectos físicos, que é o impacto da saúde física no desempenho das atividades diárias e/ou profissionais. Neste domínio a média ficou em 4,16% da capacidade total. O que demonstra como estas pessoas se sentiam incapazes de realizar suas atividades diárias.
Após a segunda etapa de coleta de dados, a média geral dos domínios ultrapassou os 50%, mostrando uma grande satisfação dos participantes com a sua saúde. Curiosamente a única nota abaixo de 50% foi a do paciente 6 no domínio limitação por aspectos físicos. Este paciente ainda se queixava do pós-operatório, o que pode ter contribuído para esta única nota abaixo de 50%.
CONCLUSÃO:
Os questionários de qualidade de vida são úteis para avaliar a limitação social e têm o valor de detectar as mudanças no estilo de vida, muitas vezes não determináveis por outros marcadores tradicionais. O SF-36 é um questionário sucinto, porém abrangente, de fácil aplicação e compreensão.
No Brasil, Ciconelli em 1997 realizou a validação e adaptação cultural do SF-36, aplicando o questionário em pacientes com artrite reumatóide da Unifesp. Utilizando o mesmo instrumento, avaliou a qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), em oito unidades de diálise da grande São Paulo. Foi observado importante comprometimento das condições físicas e emocionais dessa população.
O questionário SF 36 mostra-se útil na avaliação com esses indivíduos, pois é um momento em que a pessoa pode refletir a respeito das melhorias em seus aspectos físicos, sociais e psicológicos.
Ao final do presente estudo, observa-se que o questionário possibilitou notar em que itens os indivíduos perceberam melhoria em sua qualidade de vida. Mesmo o recurso da cirurgia bariátrica sendo considerada uma medida extrema, faz com que seja possível devolver à população obesa uma melhor forma de viver com menos peso.
Palavras-chave: Prescrição de exercícios, Cirurgia bariátrica, Atividade física.