63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística |
“A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR EDISON LOBÃO – CEGEL .’’ |
Amanda Cristina Dias Chagas 1,2 Helen Byanca Carvalho 1,2 Tereza Cristina Ribeiro Alves 1,2 |
1. Profa.Esp./Orientadora-Centro de Ensino Médido Governador Edison Lobão-CEGEL 2. Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão-FAPEMA |
INTRODUÇÃO: |
Pesquisas sobre atividades de leituras são necessárias para interpretarmos o universo de representações socioculturais que integra o sujeito-leitor ao mundo letrado do conhecimento. O jovem está cada vez mais desinformado porque, progressivamente, lê menos, escuta menos rádio e assiste mais televisão, porém, dá preferência, nessa ordem, a filmes, programas de esporte, novela e, só então, a ler jornais. A escola, na sua maioria, se volta a leitura de texto literário encontrado nos livros didáticos, que não são de interesse dos alunos, deixando de lado os textos que estão nas ruas. Dessa maneira, a escola se distancia dos alunos e não usa a leitura que eles fazem ou a necessidade social que eles têm de produção de textos para se aproximar deles. Há ausência nos trabalhos, em sala de aula, de textos midiáticos que circulam socialmente, como jornal, letras de música, outdoors etc.Consta-se que os jovens têm dificuldades com a leitura, no entanto, isso é medido apenas em contato com textos que circulam na escola. A proposta é trazer ao espaço escolar um pouco da vivência cotidiana do estudante com sua cidade, em sua casa, a banca de jornal etc., fazendo-o refletir sobre essa vivência, a fim de diminuir a distância entre o que se faz no espaço escolar e que se exige socialmente. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa teve como método tanto o quantitativo – desenvolvido em campo e documental, quanto o qualitativo – tendo o estudo descritivo, analítico em que as respostas foram analisadas individualmente. No primeiro se estabeleceu na aplicação de questionário ; no segundo se efetivou em âmbito educacional – no CEGEL – na implicação em lidar com seres socioculturalmente constituídos. A pesquisa durou 12 meses, divididos em 04 períodos de tempo; um com 04 meses para estudos bibliográficos e apresentação dessa a outros ambientes escolares; outros 05 meses à atuação da pesquisa na própria escola ; 01 para as férias escolares e 02 para preparação e organização de dados da pesquisa. As respostas dos questionários tiveram sua retratação atribuída em valores percentuais, ilustradas através de tabelas. As etapas percorridas pelo projeto foram:Levantamento, leitura e análise de referências bibliográficas para aprofundamentos teóricas; Pesquisa participativa para a elaboração do questionário e produção do quadro demonstrativo, com dados percentuais, dos resultados obtidos pelas ações efetivadas pelas pesquisas de campo, e por fim, a Pesquisa de campo para aplicação do questionário. |
RESULTADOS: |
Com a elaboração deste projeto de pesquisa, objetivou-se que os alunos obtivessem informação sobre mídias, bem como a utilização e apresentação dessas no processo de comunicação verbal. Neste contexto, permitiu-se ao aluno a produção, com segurança, de textos nos mais diversos gêneros exigidos socialmente. Também a desenvoltura oral, daquele, como forma de registro e intercâmbio de ideias com o outro. Para a realização dos objetivos pretendidos houve a criação da oficina de produção textual com o propósito de compartilhar e de dar oportunidade a outros colegas da comunidade escolar a exporem as dificuldades encontradas na escrita e na leitura , por sua vez, exterminá-las de forma criativa e prazerosa. Ao ser concluído o projeto em final de dezembro de 2010, os alunos compreenderam o valor primordial que é a leitura e a escrita, das ações humanas, no processo da comunicação |
CONCLUSÃO: |
Uma das responsabilidades primordiais da escola é estabelecer sua relação com a sociedade. No entanto, a escola, em estudo, ainda se encontra “fechada” em relação ao que se passa fora muro escolar. Não há um tr6ansito livre de informação midiática, embora não se possa lhe atribuir toda a culpa, pois existem outros culpados de ordem política educacional. Constatou-se a circulação de informação midiática, na escola, ainda se dá de maneira insuficiente comparando com a importância, de forma positiva, que a mídia tem perante a sociedade. Nota a necessária implantação na escola de programas de ensino-aprendizagem que oportunizem o acesso e direito da leitura e produção dos mais variados textos e gêneros para a formação da cidadania.Daí a necessária modernização da estrutura escolar, mesmo de forma sucinta, para que os alunos a vejam como instituição integrante da sociedade moderna e não fora dela, ligada a concepção antepassada. |
Palavras-chave: Leitura, Interpretação, Produção.. |