63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NAS CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BURITI MA. |
Damião da Silva Soares 1 Aleide Josse Rodrigues Ataide Costa 1 Josilene Lima Cardoso 2 |
1. SEMED 2. UIRO |
INTRODUÇÃO: |
Trabalhar em classes Multisseriadas tem sido um grande desafio para os docentes e gestores do município de Buriti embora tenham existido diversas tentativas e métodos para que atingissem bons resultados ainda é notável o fracasso escolar nos anos iniciais da Educação Básica. O termo Alfabetização não ultrapassa o significado de “levar a aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar o código da escrita, ensinar as habilidades de ler e escrever (SOARES, 2007) e Letramento é definido como resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita (SOARES,1998, p.18). Este estudo tem como objetivo identificar como as crianças de salas multisseriadas são alfabetizadas e letradas tendo em vista o ambiente em que estão inseridas, bem como a realidade do campo, nas quais pode-se ressaltar a estrutura física inadequada de algumas escolas, o professor sem formação adequada etc. O Programa Escola Ativa além de ser uma estratégia metodológica, contribui para organização destas classes e do trabalho do educador favorecendo o ensino-aprendizagem, a realidade social na qual a criança está inserida e busca estimular vivências, participação, colaboração e companheirismo. |
METODOLOGIA: |
A coleta de dados para este estudo deu-se a partir das observações feitas através da aplicação da Provinha Brasil e pesquisa de campo nas escolas. O estudo envolveu os resultados dispostos em uma tabela e gerados gráficos respectivamente, cujos mesmos foram apresentados e discutidos em plenária junto ao corpo docente e gestores das escolas participantes além de uma prova elaborada de acordo os descritores da Prova Brasil. Participaram destas provas; alunos do segundo e quarto ano do ensino Fundamental. Onde foi detectado um baixo rendimento nestas turmas. Baseados nestes resultados percebeu-se a necessidade dos professores especificamente que atuam em classes multisseriadas passarem por formações voltadas para realidade in loco. Inicia-se a partir destas dificuldades as formações do Programa Escola Ativa no qual participaram 84 professores do ensino fundamental com carga horária de 200 horas de estudo presencial distribuídas em cinco módulos. Sendo que deste total de professores 50 escolas possuem classes multisseriadas no município de Buriti. E no final do ano letivo foram realizadas novamente as provas com as mesmas turmas, fazendo um comparativo com relação à inicial. |
RESULTADOS: |
Observou-se que após as formações com os professores, a maioria das escolas analisadas obtiveram rendimentos satisfatórios, ou seja, conseguiram alcançar uma média elevada em relação a primeira, bem como os depoimentos dos docentes e registros dos alunos nas turmas pesquisadas. Ressalta-se que das 50 escolas observadas, a segunda análise em relação à primeira foi positiva,pois houve um resultado crescente, sendo que 90% das escolas conseguiram superar a meta anterior, somente 6% regrediram e 4% permaneceram com a média inicial. |
CONCLUSÃO: |
A Formação Continuada por ser uma exigência nas atividades profissionais no mundo atual faz-se necessária continuamente para que o docente venha desenvolver suas práticas pedagógicas com eficiência além de levá-lo a ter uma atitude investigativa e reflexiva para compreender e enfrentar os desafios com os quais se depara no cotidiano escolar. Dessa forma “O trabalho pedagógico não consiste apenas na reiteração daquilo que a criança já sabe, mas na introdução de novos conceitos e ampliação do universo do conhecimento e este pode ser feito de formas diversificadas” (SECAD, MEC, 2009). As classes multisseriadas podem ser uma importante fonte de novas experiências, pois é nestas classes que são encontradas diversidades de idades, situações econômicas e sociais, étinicorracial dentre outras...O Programa Escola Ativa tem contribuído significativamente para o ensino-aprendizagem dos professores e alunos do município de Buriti. |
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Formação. |