63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
O CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA COMUNIDADE ACADÊMICA, PROFISSIONAIS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E EGRESSOS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) – CAMPUS IX DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). |
ALESSANDRA DA SILVA REIS COSTA 1 |
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
INTRODUÇÃO: |
As representações sociais sobre o curso de Pedagogia imprimem marcas históricas na construção da identidade do profissional de educação, fator que acentua os conflitos vividos pelos pedagogos (as) em formação no que se refere ao reconhecimento social da profissão. O presente estudo partiu das inquietações das alunas do curso de Pedagogia referentes às imagens do curso de Pedagogia pela comunidade acadêmica e funcionários técnico-administrativos do DCH – Campus IX da UNEB. Motivação provocada pelo convívio com os depoimentos cotidianos e impressões emitidas sobre os graduandos (as) em Pedagogia. O estudo teve como objetivo investigar como o curso de Pedagogia do DCH – Campus IX da UNEB é visto pela comunidade acadêmica e funcionários técnico-administrativos da instituição. A realização da pesquisa contribuiu para promover uma reflexão sobre a valorização do curso de Pedagogia no referido departamento, dada a necessidade de construir uma imagem positiva do curso para a instituição, para os acadêmicos e para a comunidade local. A realização da pesquisa justificou-se também pela necessidade da discussão da temática como ponto de partida para a elaboração de propostas que venham contribuir com a efetivação de melhorias nas condições de funcionamento do curso no DCH Campus IX da UNEB. |
METODOLOGIA: |
Foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. A investigação teve como lócus o DCH – Campus IX da UNEB. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas observações exploratórias sobre o cotidiano dos alunos de Pedagogia do departamento. A seleção dos sujeitos ocorreu-se considerando o critério de aproximação com o curso de Pedagogia e com o departamento. Participaram da pesquisas, profissionais (docentes e técnico-administrativos da instituição) graduandos e egressos do curso de Pedagogia e alunos dos demais cursos do departamento. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas versando sobre pontos positivos e negativos do curso, palavras que remetem a Pedagogia, vivências exitosas, percepção dos egressos em relação às mudanças do curso em diferentes momentos (atualmente e quando cursavam). O documento do projeto do curso de Pedagogia do DCH – Campus IX constituiu-se também em instrumento que possibilitou uma contextualização do lócus de pesquisa e do curso de Pedagogia. A organização e tratamento dos dados foram realizados utilizando a análise descritiva para discussão dos dados obtidos, agrupando-os e analisando a luz de teóricos que tratam da temática de formação docente. |
RESULTADOS: |
A organização e tabulação dos dados ocorreram por meio de gráficos e categorização das informações. Foi utilizada a análise do discurso para a análise do conteúdo das entrevistas. O diálogo com os teóricos que tratam da temática de formação docente foi realizado para uma análise mais consistente dos dados. A partir dos dados obtidos, foi possível constatar que o curso de pedagogia do DHC - Campus IX da UNEB possui uma imagem positiva por parte da comunidade acadêmica que apontou o curso como um espaço de formação de profissionais críticos e com uma visão de mundo mais ampliada. Os dados revelaram a falta de professores e a desvalorização social do profissional de educação como pontos negativos do curso. Os resultados permitiram reflexões acerca da importância do curso para a comunidade local por meio das informações fornecidas pelos egressos que apontaram a importante contribuição para a comunidade local |
CONCLUSÃO: |
Buscou-se com este estudo analisar como o curso de Pedagogia do DCH – Campus IX da UNEB é visto pela comunidade acadêmica, funcionários e egressos do departamento. A partir da análise e discussão dos dados, pode-se afirmar que, mesmo diante da desvalorização social do curso, de indícios de uma imagem negativa do profissional de educação, no lócus da investigação o curso é visto com aprovação e conceitos positivos pelos entrevistados. Os pontos negativos apresentados não estão diretamente relacionados com a imagem da formação em Pedagogia, esses aspectos dizem respeito a lacunas no funcionamento, como a falta de professores. As reflexões tecidas a partir da realização da pesquisa subsidiaram discussões juntos aos docentes, discentes e coordenação do curso em momentos de divulgação dos resultados. |
Palavras-chave: PEDAGOGIA, IDENTIDADE PROFISSIONAL, REPRESENTAÇÃO SOCIAL. |