63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DA CALAGEM NO TEOR DE ALUMÍNIO TROCÁVEL DO SOLO EM UM ARGISSOLO AMARELO SOB PASTAGEM NO SUDESTE DO PARÁ.
Thais Rose Costa da Penha 1
Daniel Pereira Pinheiro 2
Nilvan Carvalho Melo 1
Vicente Filho Alves Silva 1
1. Depto.de Solos, Instituto de Ciências Agrárias – UFRA
2. Prof. MSc – Campus de Parauapebas – UFRA
INTRODUÇÃO:
Os solos da região tropical e subtropical apresentam geralmente altos valores de Al trocável. O Al trocável é o componente da acidez trocável do solo, estando retido na superfície dos colóides por forças eletrostáticas, que em conjunto com H+ livre da solução do solo (acidez ativa), e o H + Al ligados covalentemente são responsáveis pela acidez do solo. A disponibilidade dos elementos químicos para as plantas pode ser influenciado pelo pH do solo, de tal modo que os elementos podem estar precipitados ou livres na solução de acordo com a faixa de pH. A acidez do solo é comumente corrigida por meio da calagem, que consiste da aplicação de material corretivo da acidez do solo que contêm como constituintes neutralizantes, carbonatos de cálcio e ou de magnésio, de caráter alcalino. Deste modo, este trabalho avaliou o efeito do aumento do pH da solução do solo nos teores de Al trocável do solo, em uma pastagem no sudeste do estado do Pará.
METODOLOGIA:
Em um Argissolo amarelo, localizado em uma propriedade rural no município de Parauapebas, região sudeste do estado do Pará, sob uma pastagem recém-renovada de capim-marandu (Brachiaria brizantha cv Marandu) submetida à calagem superficial (0 e 840 kg de calcário dolomítico ha-1) foram coletadas 96 amostras de solo, aos três (1° amostragem), nove (2° amostragem) e quatorze (3° amostragem) meses após a calagem nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm de profundidade. A aplicação de calcário superficialmente no solo foi realizada no mês de janeiro de 2008. As amostragens foram realizadas no período de março de 2008 a fevereiro de 2009. As amostras de solo foram coletadas com auxílio de um trado sonda, secas ao ar, em seguida, determinado o pH em água (1:2,5) por potenciometria e o teor de Al trocável, pela extração com solução de KCl 1 N e determinação por volumetria de neutralização com NaOH 0,025 N. Os resultados obtidos foram analisados e ajustados ao modelo de regressão polinomial, utilizando o software estatístico SigmaPlot 11®.
RESULTADOS:
Pelo resultado das analises, verificou-se uma correlação negativa significativa do pH em água com o teor de Al trocável do solo. As equações de regressão para as três épocas de amostragem foram: Y (1° amostragem) = 0,0463x / (-4,1460 + x); Y (2° amostragem) = 0,0296x / (-4,5245 + x); Y (3° amostragem) = 0,0591x / (-3,9366 + x). O teor de Al trocável diminuiu com o aumento do pH do solo, devido à ação neutralizante da calagem. Os valores de pH variaram de 4,2 a 6,1 e os teores de Al trocável de 8 a 1 mmolc dm-3, sendo observado o menor teor de Al na 3° amostragem. A redução do Al trocável pela calagem está proporcionalmente relacionada, com a quantidade de calcário aplicado e o tempo de reação para neutralização do Al. Assim, o aumento do pH ocorre pela formação do ânion CO32- principal responsável pela hidrólise da água e formação dos íons HCO3- e OH-, que irão neutralizar H+ do solo e Al trocável, o Al trocável então é precipitado nas formas Al(OH)2+, Al(OH)2+ e Al(OH)3, com conseqüente precipitação, diminuindo o efeito tóxico para as plantas e aumentando a retenção de cátions básicos no complexo de troca de solo, diminuindo a perda por lixiviação. Deste modo, com a precipitação do Al trocável provocada pelo aumento do pH, são criadas condições favoráveis no solo para o crescimento das raízes, aumentando a absorção de água e nutrientes favorecendo o desenvolvimento vegetal.
CONCLUSÃO:
O aumento do pH do solo proporcionado pela calagem diminuiu os teores de Al trocável, sendo este efeito, mais efetivo quatorze meses após a aplicação de calcário superficialmente no Argissolo amarelo cultivado com pastagem de capim-marandu.
Palavras-chave: Acidez do solo, Calagem, Amazônia.