63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística |
INFORMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA) |
Tereza Cristina Ribeiro Alves 1,2 |
1. Profa.Esp./Centro de Ensino Governador Edison Lobão 2. Pesquisadora./Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão-FAPEMA. |
INTRODUÇÃO: |
Brasil, desde o período das colônias até o presente momento, vivencia o mesmo desafio no âmbito da educação: a alfabetização. Trata-se de uma questão primordial para o desenvolvimento humano e social, mas que se estende por todo o processo histórico da educação.Neste trabalho de pesquisa, parte-se da premissa: de que a alfabetização letrada é o pressuposto para a formação do cidadão crítico, reflexivo e dinâmico, capacitado intelectualmente e profissionalmente para atender as exigências do mercado, podendo vir a atuar e transformar efetivamente a sociedade. Neste sentido, buscar uma prática educativa a partir das mídias é oportunizar a formação de um receptor crítico capaz de distanciar-se da mensagem midiática para exercer sobre ela seu poder de análise.Realizou-se um recorte investigativo para compreender o que os docentes de língua portuguesa vêm realizando em sua prática pedagógica, quanto à questão ora mencionada. Para tanto, foram adotados como sujeitos da pesquisa os docentes que atuam nas disciplinas de língua portuguesa do Ensino Médio em uma escola pública estadual localizada na cidade de São Luis (MA), tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado nos pressupostos metodológicos da pesquisa descritiva, que de acordo com Gressler (2003, p. 54). Está organizado em três momentos, além da introdução e das considerações finais. No primeiro momento, procurou-se refletir sobre a informática aplicada na educação, contemplando a exemplificação de alguns trabalhos desenvolvidos na área de língua portuguesa. Em seguida, passamos a descrever algumas considerações sobre os gêneros textuais e encerramos com o terceiro momento em que foram apresentados os dados coletados, bem como, as análises realizadas. |
RESULTADOS: |
Não há o menor grau de dúvidas de que na época atual, mais do que em qualquer outra época, proliferam gêneros novos dentro de novas tecnologias, mais especificamente na mídia eletrônica digital. Na escola em que esta pesquisa se realizou, os professores de Língua Portuguesa afirmaram ter conhecimentos mínimos de manusear o computador e que tais conhecimentos, na sua maioria, foram adquiridos de duas formas: através de cursos promovidos na escola com parceria com a Secretaria de Educação do Maranhão, e a outra; foram e são alcançados com acesso a computador particular. No entanto, a utilização da informática como prática pedagógica na produção textual em sala de aula, por esses profissionais, é praticamente inexistente, mesmo reconhecida, pelos demais, a praticidade que esta tecnologia proporciona nas execuções de revisão e do exercício elaboração de textos. |
CONCLUSÃO: |
As novas tecnologias são motivo de discussões nos meios educacionais em que é colocado em foco o acesso dessas às tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar.Existem comprovação da importância e contribuição da incorporação da Informática como recurso pedagógico nas atividades de produção textual em várias instituições educacionais no Brasil, há nesse meio de comunicação uma gama de variedades de gêneros que servem de base para o ensino de língua e no domínio das produções escritas ou orais . Estudo da língua com textos é orientação central dos PCNs. A questão não reside no consenso ou na aceitabilidade deste postulado, mas no modo como isto é posto em prática, pois muitas são as formas de se trabalhar texto.Os professores questionados reivindicam urgência por política educacional no Estado, aprendizagem de qualidade acompanhando tendências novas de ensino e uso de materiais didáticos na integração de novas tecnologias na educação, possibilitando aos docentes e discentes o direito e a propriedade de ter acesso a outras tecnologias , além das existentes nas suas práticas pedagógicas, a incorporação da Informática como mais um recurso de aprendizagem nas produções textuais implica na incorporação de várias tecnologias da informação e comunicação. |
Palavras-chave: Informática, Gêneros textuais, Práticas pedagógicas. |