63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS RELAÇÕES COM O PÚBLICO LEITOR EM ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE
Cláudia Regina Pereira Ribeiro 1
Luciana Maria Viviani 2
1. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo - USP
2. Profa. Dra./Orientadora – Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP
INTRODUÇÃO:
A influência do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas se torna cada vez mais presente. A televisão que assistimos, o fármaco que tomamos, o sabão que usamos, até mesmo o porquê de nos comportarmos de diferentes maneiras, pode ser explicado pelos avanços da ciência e da tecnologia (FOSSEY, 2006). A alfabetização científica pode contribuir para a formação de cidadãos aptos a compreender a função e utilidade da ciência em sua vida e também a tomar decisões a esse respeito. O público leigo, não especializado em assuntos científicos, poder ter contato com a divulgação científica (DC), por meio da educação formal, não-formal e informal, mediante atividades escolares, visitas a museus, pela leitura de jornais, revistas etc. Esta pesquisa se justifica pela importância de se ter cidadãos alfabetizados em ciências. Para tanto, é crucial discutir as formas e as estratégias que a DC vem utilizando para atingir o público leigo (KRASILCHIK; MARANDINO, 2004). O objetivo foi analisar a DC realizada pela revista Ciência Hoje (CH) – que possui leitores entre “estudantes e professores de ensino médio, universitários e leigos [...]” (CIÊNCIA HOJE on-line, 2001) – verificando se o texto do artigo de DC apresentou uma linguagem capaz de facilitar o entendimento do leitor leigo.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois se limitou a verificar nos artigos selecionados a presença (ou não) de elementos de linguagem e, num segundo momento, observar de que forma cada elemento se apresentou. Tais elementos poderiam auxiliar a leitura de um leigo, quanto à compreensão de um artigo de DC. Foram analisados 55 artigos da revista Ciência Hoje (versão impressa), um artigo em cada edição da revista, num período de cinco anos (2004-2008). O artigo escolhido foi a matéria de capa da revista, considerando que é a primeira informação a chamar a atenção do leitor. Para analisar os artigos, elencamos os seguintes elementos de linguagem, com base no conjunto de normas e sugestões para os autores publicarem na revista (CIÊNCIA HOJE on-line, 2001): (A) Linguagem escrita (se utiliza termos especializados ou termos informais); (B) Presença de explicação de termos científicos e/ou glossário; (C) Presença de exemplos do cotidiano; (D) Uso de analogias; (E) Uso de fotografias, desenhos/esquemas, mapas, gráficos, história em quadrinhos ou charges; (F) Outros elementos facilitadores da leitura.
RESULTADOS:
A análise dos artigos selecionados revelou um padrão. As duas primeiras páginas, em média, se caracterizaram por cores fortes e imagens atraentes e apresentavam um resumo do assunto publicado, de maneira mais informal em relação às páginas seguintes, o que poderia atrair o leitor e facilitar a leitura. A linguagem informal marcou o início dos artigos, pela presença de diálogos, analogias e expressões do cotidiano. Nas páginas seguintes, caracterizou-se uma linguagem formal, com a presença de termos técnicos, específicos do campo científico. Tais termos, quando explicados, apresentavam as explicações entre parênteses ou estas eram seguidas do termo técnico entre parênteses. O glossário apareceu apenas duas vezes. Em geral, os artigos apresentaram imagens coloridas: fotos, desenhos/esquemas, mapas geográficos e alguns gráficos, todos com legenda e referência no texto. Os quadrinhos/charges não foram usados. No final dos artigos, o leitor poderia se informar mais, por conta das “sugestões para leitura”, referências em português/inglês, português/espanhol e algumas vezes só em inglês, caso em que a leitura complementar poderia ser comprometida.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que os artigos de DC da revista CH utilizaram elementos facilitadores – linguagem cotidiana, analogias, explicações de termos, imagens coloridas e atraentes – que podem aproximar a ciência e o público leigo. Por isso, não houve dúvidas de que existe a intenção, por parte de autores e editores, em facilitar a leitura do leigo, porém em alguns artigos a presença de termos técnicos sem explicação poderia indicar que tais artigos se aproximam mais de um leitor especializado do que de um leigo. Esse fator também contraria as regras para publicar na CH, que incluem adequação dos artigos para leitura pelo público não-especializado. Em sua pesquisa, Solange de Sousa Santos (2007), confere aos artigos da CH um padrão científico, já que apresentaria explicações e linguagem técnica voltadas para o leitor que possui, pelo menos, alguns conhecimentos na área. Apesar disso ressaltamos que, em nossa análise, apenas alguns artigos demonstraram estar mais voltados para o leitor com conhecimentos prévios e que os aspectos informais foram positivos na DC da revista, podendo facilitar a compreensão da ciência pelo público leigo. O processo de DC, no entanto, é trabalhoso necessitando de um empenho contínuo, que realmente foque o leitor leigo como ponto de partida.
Palavras-chave: Divulgação científica, Ciência Hoje, Alfabetização científica.