63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
O XADREZ, A MÁGICA E O RACIOCÍNIO LÓGICO |
Isabelly Amazonas de Almeida 1 Elyza Matutynna de Queiroz Santos 1 Isis Gabriella Quinteiro 2 |
1. Discente do curso de Lic. em Matemática - Univ. Fed. Rural de PE - UFRPE 2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Matemática, Univ. Fed. Rural de PE - UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
O raciocínio lógico-matemático é de suma importância para o desenvolvimento da capacidade de prever, induzir e deduzir situações, levando também o ser humano à construção de um conhecimento próprio, daí ter-se escolhido o xadrez e a mágica com números como atividades construtoras desse tipo de raciocínio. O xadrez é um jogo de estratégias e táticas que leva o jogador ao desenvolvimento e à capacidade de argumentar de maneira lógica, a partir de regras instituídas. A mágica com números, por sua vez, leva o espectador a observar e buscar soluções que geram tais resultados. Este trabalho visa a discorrer sobre esses dois importantes instrumentos na construção do raciocínio lógico-matemático, bem como sobre a aplicação deles em sala de aula, com o objetivo de auxiliar a assimilação dos conteúdos de Matemática. Tais atividades foram aplicadas na Escola Estadual Lions de Parnamirim, localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade de Recife/PE com os alunos do Ensino Médio, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. |
METODOLOGIA: |
Inicialmente, a equipe organizadora das atividades realizou uma sondagem na escola, por meio da qual foi identificada uma grande dificuldade por parte dos alunos em assimilar determinados conteúdos matemáticos, que exigem abstração e raciocínio. Dessa forma, os bolsistas do PIBID propuseram atividades lúdicas, utilizando jogo de xadrez e mágicas, mais especificamente mágicas com números, com o objetivo de auxiliar os alunos na superação de tais dificuldades. Primeiramente, foram apresentadas as regras do jogo de xadrez. A partir daí, os alunos iniciaram a competição sob a orientação dos bolsistas que, em cada jogada, os alertavam quanto às vantagens e desvantagens das escolhas feitas por eles. Num segundo momento, a competição seguiu sem essa orientação. Posteriormente, a equipe PIBID apresentou aos alunos algumas mágicas com números, com a finalidade de instigá-los a desvendar o mistério das delas mediante raciocínio lógico. |
RESULTADOS: |
A princípio, os alunos para os quais as atividades foram apresentadas concebiam o xadrez e as mágicas como “simples brincadeiras”. Entretanto, após as intervenções dos bolsistas em cada jogada realizada, eles puderam observar que a proposta do jogo iria além de uma diversão, uma vez que os levaria à investigação e à procura de uma melhor solução para cada jogada. Na etapa em que foram realizadas as mágicas envolvendo objetos matemáticos, os alunos foram provocados a desvendar os mistérios de cada truque, buscando uma justificativa para o sucesso delas. Ambas as atividades aqui descritas tiveram o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos, o que os levará a uma maior independência na solução de problemas das mais diversas áreas da Ciência, dentre as quais, destacamos a Matemática. |
CONCLUSÃO: |
É importante ressaltarmos que a utilização de atividades lúdicas como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem pode proporcionar resultados satisfatórios, visto que possibilita a aproximação do aluno com a disciplina em questão, minimizando barreiras e conceitos pré-existentes. Além disso, esse tipo de atividade pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da capacidade de abstração. No caso específico das atividades aqui relatadas, a equipe PIBID pôde observar que os alunos que participaram delas, obtiveram melhor desempenho nos conteúdos estudados, posteriormente à sua aplicação, uma vez que apresentaram um raciocínio lógico mais desenvolvido, assim como a capacidade de compreensão de problemas abstratos. |
Palavras-chave: Raciocínio lógico-matemático, Xadrez, Mágicas. |