63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONTRIBUIÇÕES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eloídes de Sousa Melo 1
Renata Gabrielly Batista da Silva 2
Nilzilene Ferreira Gomes 3
Cláudia Silva de Castro 3
1. Universidade Federal do Oeste do Pará, Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em meio Ambiente e bolsista PIBEX
2. Universidade Federal do Oeste do Pará, Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em meio Ambiente
3. Universidade Federal do Oeste do Pará, Docente do Curso de Licenciatura Plena em Física com ênfase em meio Ambiente
INTRODUÇÃO:
Os Clubes de Ciências são espaços não-formais de educação em que os estudantes têm a oportunidade de participar do processo ensino-aprendizagem de modo distinto da perspectiva tradicional trabalhada na maioria das escolas. Nestes espaços desenvolve-se o ensino por meio da utilização de diferentes propostas metodológicas estimulando uma postura mais ativa dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento da autonomia para aprender. Neste sentido, o Clube de Ciências da UFOPA (CCIUFOPA) constitui-se de um ambiente facilitador de aprendizagem que gira em torno de discussões, estudos e debates de temas e questões ligadas ao contexto social e econômico e que sejam do interesse dos estudantes. Além disso, tem a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica, auxiliados por professores-estagiários (licenciandos da UFOPA) e professores universitários como orientadores. Assim, neste trabalho temos como objetivo identificar as contribuições do CCIUFOPA na formação desses estudantes, utilizando relatos por eles produzidos.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com 44 estudantes que participaram das turmas do CCIUFOPA no período letivo de 2010, sendo 27 do ensino fundamental (EF) e 17 do ensino médio (EM). Foi aplicado um questionário contendo cinco questões, o qual abordava dificuldades encontradas ao freqüentarem o clube, aspectos que mais gostaram na proposta de ensino desenvolvida, sugestões de mudanças na proposta, além das contribuições para a vida pessoal e escolar. Das cinco questões contidas no questionário utilizamos apenas uma para análise deste trabalho, a saber: “Quais as contribuições que as experiências vividas no Clube trouxeram para sua vida pessoal e escolar?”. A partir da resposta a essa questão, analisamos as contribuições formativas do Clube de Ciências na perspectiva desses estudantes. Para esta análise, agrupamos as respostas em núcleos comuns, distribuídos nas seguintes categorias: “melhorias no desempenho escolar”, “contribuições nas relações interpessoais”, “aquisição de conhecimento por meio de experiências significativas” e “melhoria da afinidade com a Ciência”.
RESULTADOS:
De acordo com a análise das respostas o convívio no Clube possibilitou aos participantes melhorias no desempenho escolar, o que foi indicado por 36% dos alunos do EF e 20% dos alunos do EM. No que se refere às características relacionadas às interações sociais, 28% dos estudantes do EF e 44% do EM indicaram que obtiveram melhorias nas relações interpessoais, de modo que se tornaram mais comunicativos tanto no ambiente escolar como familiar, ou seja, os estudantes tímidos e retraídos passaram a participar mais ativamente das discussões, mostrando inclusive mais curiosidade e concentração nas atividades. Verificou-se ainda que 22% dos alunos do EF e 32% do EM vivenciaram experiências de aprendizagem que consideram significativas, o que foi evidenciado pelo que expressam com relação a elaboração dos projetos de pesquisa, discussão de temas diversos no decorrer das aulas e nas visitas de estudo. No que se refere à relação com a Ciência, 14% dos estudantes do EF e 4% do EM adquiriram maior afinidade, isto é, aqueles que não gostavam de Ciências e obtinham médias baixas passaram a gostar e, conseqüentemente, afirmaram que passaram a obter melhor rendimento na escola. Vale ressaltar que na análise feita, houve alunos que expressaram aspectos formativos pertencentes a mais de uma categoria.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto percebe-se que um espaço não formal de aprendizagem como um Clube de Ciências tem um grande papel no que diz respeito ampliar a formação dos estudantes, tanto na dimensão científica, quanto no caráter humanístico. Além disso, possibilita contato com diferentes práticas de ensino o que, conseqüentemente, aguça o interesse pela Ciência, já que na escola tradicional esse tipo de metodologia não é vivenciada. O aluno também tem a oportunidade de conviver com sujeitos de diferentes faixas etárias o que acarreta uma maior socialização trazendo benefícios à vida pessoal como foi expresso nos relatos. Assim verificamos que o Clube de Ciências da UFOPA tem exercido um papel fundamental na formação de estudantes da educação básica, uma vez que propicia experiências formativas diversificadas aos estudantes, além de disseminar práticas inovadoras para o ensino de ciências.
Palavras-chave: ensino de ciências, educação básica, clube de ciências.