63ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil |
AVALIAÇÃO DA ADESIVIDADE E PERDA DE MASSA DE MISTURAS ASFÁLTICA COM DIFERENTES TIPOS E TEORES DE CAL |
Fernando Dekeper Boeira 1 Eduardo Pasche 1 Gustavo Menegusso Pires 1 Luciano Pivoto Specht 2 |
1. Depto. de Tecnologia - UNIJUI 2. Prof. Dr./Orientador - Depto. Transportes – UFSM |
INTRODUÇÃO: |
Os pavimentos asfálticos brasileiros tem tido seu desempenho afetado em situações onde é elevado o volume de veículos e excesso de cargas, causando deterioração prematura em conseqüência aumento nos custos dos transportes. Devido à importância, os pavimentos merecem uma atenção quanto aos estudos de sua vida útil. Uma das soluções é o uso de asfaltos modificados por polímero; esta adição traz vários benefícios aos ligantes asfálticos, como redução da suscetibilidade térmica e aumento da ductilidade, proporcionando estabilidade em altas temperaturas e reduzindo o risco de fratura em baixas temperaturas, além de contribuir para melhor resistência ao intemperismo e melhor adesão ligante/agregado, em contrapartida possuem custos muito elevados, dificuldades de incorporação na mistura. Outra solução que vem sendo muito utilizada é a incorporação de cal em misturas asfálticas, que além de melhorar a adesividade agregado-ligante e enrijecer o ligante asfáltico a própria mistura retarda o trincamento e altera favoravelmente a cinética da oxidação e interage com produtos da oxidação, reduzindo seus efeitos deletérios. O alvo da pesquisa é avaliar os efeitos da adição de diferentes teores de cal em misturas de CA, quanto a ensaios para avaliar características de adesividade e perda de massa. |
METODOLOGIA: |
Para utilização nesse estudo, foram utilizados dois tipos de cales, uma dolomítica produzida no estado do Rio Grande do Sul, outra calcítica provinda esta do estado de Minas Gerais, nos teores de 1% e 2% em massa da mistura asfáltica. Foram dosadas, através da metodologia Marshall, cinco tipos de misturas diferentes em concreto asfáltico: REFERÊNCIA; 1% CAL CALCÍTICA; 1% CAL DOLOMÍTICA; 2% CAL CALCÍTICA; 2% CAL DOLOMÍTICA. Então foram realizados ensaios para verificação do comportamento quanto a adesividade e perda de massa (Metodologia Lottman Modificada e Cantabro, respectivamente). Foram moldados um total de 135 corpos de provas, sendo destes 75 para dosagem Marshall, 40 pra Lottman modificada e 20 para o ensaio Cantabro. Os ensaios de Lottman e do Marshall foram realizados no laboratório de Engenharia Civil da UNIJUI, sendo os de Cantabro no LAPAV na UFRGS. |
RESULTADOS: |
A moldagem Marshall apresentou os seguintes resultados para o teor de ligante de cada mistura, REFERÊNCIA; 5,65% CAL CALCÍTICA 1%; 5,4% CAL DOLOMÍTICA 1 %; 5,5% CAL CALCÍTICA 2%; 5,55% e CAL DOLOMÍTICA 2%, 5,5%.Em relação ao Cantabro obtivemos os seguintes valores: REFERÊNCIA; 6,91% CAL CALCÍTICA 1%; 4,62% CAL DOLOMÍTICA 1 %; 4,17% CAL CALCÍTICA 2%; 3,93% e CAL DOLOMÍTICA 2%, 4,24%, todos os valores em porcentagem de perda de massa. Já no ensaio de Lottman, foram usados dois grupos de corpos de prova, e os valores de RRT (Resistencia Retida a Tração) foram para REFERÊNCIA; 140,28% CAL DOLOMÍTICA 1%; 98,81% CAL CALCÍTICA 1%; 136,49% CAL DOLOMÍTICA 2% 78,89% e CAL CALCÍTICA 2% 114,81%. |
CONCLUSÃO: |
Primeiramente pode-se perceber que em relação à mistura de referência, as misturas com ambas as cales acabam se tornando de maior qualidade do que a sem cal. Já na moldagem Marshall pode-se perceber que a mistura com 1% cal calcítica obteve o melhor resultado, baixando assim significativamente o consumo de ligante. No ensaio de desgaste (Cantabro) a mistura com 2% cal calcítica obteve o menor valor reduzindo assim a perda de massa. Já no ensaio de Lottman que verifica as propriedades de adesividade a mistura com 2% cal calcítica apresentou uma resistência retida superior as outras cales, mostrando-se assim muito eficiente. Podemos confirmar então após os resultados obtidos, que as cales influenciam diretamente na mistura asfáltica, melhorando significativamente ambas as misturas. |
Palavras-chave: Pavimentação, Misturas Asfálticas, Incorporação de Cal. |