63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONHECENDO A ANATOMIA HUMANA
Ana Lúcia Rezende Souza 1
Carla Helrigle Silva 1
Cassio Aparecido Pereira Fontoura 1
Diego Silva Matos 1
Douglas José Nogueira 1
Taís Malysz Sarzenski 1
1. Profª. Ms. Orientadora. Curso de Fisioterapia, Campus Jataí/UFG.
2. Espec. Téc. Laboratório de Anatomia, Campus Jataí/UFG.
3. Prof. Dr. Curso de Medicina Veterinária, Campus Jataí/UFG.
4. Acad. Do curso de Fisioterapia, Campus Jataí/UFG.
5. Prof. Ms. Curso de Enfermagem, Campus Jataí/UFG.
6. Profª. Drª. Curso de Ciências Biológicas, Campus Jataí/UFG.
INTRODUÇÃO:
O aluno de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio tem acesso aos conteúdos teóricos relacionados ao corpo humano, sem muitas vezes poder vincular esses conteúdos à prática. O Laboratório de anatomia do Campus Jataí possui um acervo de peças anatômicas para atender a demanda dos cursos de graduação, podendo ser utilizado também para atender a formação dos alunos da educação básica e fundamental. Esse trabalho teve como objetivos: promover e socializar a popularização do conhecimento em anatomia; contribuir para o desenvolvimento de estudos e inovações pedagógicas que visam a superação do fracasso escolar; dinamizar o atendimento às instituições de ensino fundamental e médio que não possuem acervo de peças anatômicas; fortalecer o desenvolvimento de atividades de ensino e extensão voltadas à interdisciplinaridade. A relevância desse trabalho está na necessidade de popularização do conhecimento e na responsabilidade social da universidade federal em transpor seus muros, oportunizando a comunidade o acesso ao conhecimento produzido em seus limites institucionais, contribuindo assim com a formação dos alunos do ensino fundamental e médio da cidade de Jataí-GO.
METODOLOGIA:
O referido trabalho foi realizado entre o período de abril a novembro de 2010, nas dependências do Laboratório de anatomia, utilizando o acervo de anatomia humana e animal. Inicialmente foi feito divulgação na Delegacia Regional de Educação e na Secretaria Municipal de Educação de Jataí-GO, convidando as escolas do município para visitar o Laboratório de Anatomia do CAJ/UFG, participando de palestras sobre conteúdos do corpo humano. As escolas interessadas foram cadastradas, agendando a visita e o assunto de preferência a ser abordado. Houve participação de 05 escolas, com um total de aproximadamente 180 alunos entre o ensino fundamental e médio. Durante a exposição dos assuntos os alunos tiveram liberdade de tocar as peças e esclarecer possíveis dúvidas. Ao final da exposição os alunos foram convidados a fazer relato, por escrito, com críticas e sugestões dessa experiência. No final foi feito análise desses relatos.
RESULTADOS:
O total de escolas visitantes foi de apenas cinco, pois houve dificuldade em agendar horários compatíveis com a necessidade da escola e disponibilidade do laboratório, uma vez que haviam aulas da graduação. Aproximadamente 180 alunos, experimentaram vivenciar na prática, os conteúdos do corpo humano. Pode-se perceber um grande interesse e vislumbramento durante a exposição. A participação efetiva da maioria, com perguntas e os desdobramentos das discussões, geralmente extrapolaram o tempo da visitação, que era previsto ser de no máximo uma hora e trinta minutos, e na maioria foi de duas horas. Na análise dos relatos, a maioria dizia nunca ter tido acesso a aulas com peças e por isso “acharam muito bom ou muito legal” e alguns ainda disseram que “no começo acharam um pouco estranho”, ou que “foi muito tenso no começo, com medo mas depois acostumou”. A maioria sugeriu outras oportunidades de visitas para tratar dos demais conteúdos, dizendo que “foi muito interessante, porque aprendeu muitas coisas que nunca sabia”. Um dos relatos mais interessantes foi de um aluno da 7ª série em que dizia “percebo que o concreto é espetacular para o desenvolvimento do indivíduo. Pude compreender melhor o sistema motor no laboratório que até então só estudei em livros e vídeo. Valeu a pena!”.
CONCLUSÃO:
Pudemos perceber a importância da universidade socializar os espaços, o acervo e os conteúdos com a comunidade local, contribuindo assim para o desenvolvimento das ações pedagógicas dos professores do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, as quais não disponibilizam de materiais ou peças anatômicas do corpo humano em suas dependências, para facilitar o entendimento e a aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: corpo humano, anatomia humana, ciências.