63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FLORESTAN FERNANDES, UMA INTERVENÇÃO SOCIALISTA EM FAVOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Joselene Simone Maia Barros 1
Lucíola Andrade Maia 2
1. Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Profa. Dra./ Orientadora e Co-Autora - Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresenta investigação acerca da vida e obra do eminente sociólogo brasileiro Florestan Fernandes cujo pensamento e intervenção marcaram o cenário educacional e político do país a partir de mil novecentos e quarenta se estendendo ao século XXI. O estudo integra a pesquisa : A Obra de Florestan Fernandes, Teoria e Método, Interpretação da Realidade Brasileira, desenvolvida pelo grupo Práxis, Educação e Formação Humana da Universiade Estadual do Ceará. Seu desenvolvimento fundamenta-se na análise interpretativa do contexto educacional à luz da teoria de Florestan Fernandes. Esta análise ganha a sua importância à medida que expõe toda a problemática levantada pelo referido autor ao defender o ensino público no Brasil e ao lançar um olhar crítico diante da sociedade brasileira dividida em classes sociais antagônicas.
METODOLOGIA:
A metodologia apóia-se numa abordagem qualitativa que destaca principalmente o caráter social da pesquisa reunindo fontes teóricas e documentais amplamente examinadas a partir de uma concepção marxista de análise e interpretação da realidade. A leitura e interação de textos dos diferentes autores que escrevem sobre o tema estudado constituiu-se procedimento enriquecedor para as reflexões aqui elaboradas.
RESULTADOS:
A análise indicou uma forte participação intervencionista do intelectual militante Florestan Fernandes nas discussões políticas do país, principalmente no tema que ele considerava um ponto central de sua atuação política que era a defesa do uso exclusivo de verbas públicas para instituições públicas. Entre as emendas de sua autoria, foram integradas à atual Constituição o texto que garante a autonomia das universidades, a possibilidade de Estados vincularem parte de sua arrecadação para entidades de fomento à pesquisa científica e a inclusão do atendimento público a menores de seis anos nas creches e pré-escolas. Sua influência destaca-se na luta persistente para incorporar políticas afirmativas de inclusão das populações negras à Constituição. Pode-se dizer que suas idéias tornaram-se parte do processo que legitimou a política de cotas para negros nas universidades.
CONCLUSÃO:
Esses aspectos refletem a importante atuação na educação brasileira deste sociólogo radical cujo legado literário e obra social se atualizam na militância de pessoas e grupos que como ele, acreditam ser capazes de intervir, positivamente, a favor de uma educação formadora de cidadãos conscientes de seu papel transformador na sociedade.
Palavras-chave: Florestan Fernandes, Socialista, Ensino Público.