63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
Análise da Compreensão dos Itens do Questionário de Vitimização (JVQ) após Tradução para o Português
Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria 1,2
Daniela Sacramento Zanini 4
1. Doutoranda - Pós Graduação Scricto Sensu - Doutorado em Psicologia - PUC Goiás
2. Professora - Curso de Psicologia - Faculdades ALFA
3. Professora Convidada - Deptº de Psicologia - PUC Goiás
4. Professora Dra. / Orientadora - Pós Graduação Scricto Sensu - Doutorado em Psicologia - PUC Goiás
INTRODUÇÃO:
O estudo piloto utilizando o Juvenile Vctimization Questionnaire (JVQ) de Finkelhor, Hamby, Ormord e Turner (2005) têm como objetivo avaliar a compreensão e adequar o instrumento para um estudo definitivo, posterior. Este estudo piloto faz parte de um projeto maior e que tem como objetivo validar e adaptar o JVQ para o português. Finkelhor, Hamby, Ormrod e Turner (2005) reforçam que a ocorrência de um tipo de vitimizações favorece a ocorrência de outras vitimizações. Além disso, seus estudos se preocuparam em distinguir as várias vitimizações que podem ocorrer num único evento das vitimizações que ocorrem em separado, em outros momentos. Os danos causados pela polivitimização podem ser irreversíveis e podem favorecer um círculo vicioso de violência que será reproduzido por suas vítimas quando adultas. Assim, se justifica a importância deste estudo para identificar os fatores envolvidos na polivitimização, bem como, os fatores envolvidos no enfrentamento e na resiliência dos sujeitos polivitimizados. Desse modo, se encontrarmos uma forma de intervir nesse processo diminuindo a polivitimização ou identificando as formas de diminuir seus danos a pessoa, podemos contribuir de forma importante para a prevenção da saúde mental da sociedade.
METODOLOGIA:
Participaram deste estudo piloto 10 participantes que já fazem parte de um projeto de extensão que moram na região noroeste de Goiânia, com idade entre 10 a 17 anos. As perguntas foram feitas individualmente em uma única aplicação. O JVQ contém perguntas de triagem de cerca de 34 crimes contra jovens que abrangem cinco áreas gerais de preocupação: (1) Crime convencionais, (2) Criança Maus-tratos, (3) entre pares e irmãos das vítimas, (4) Sexual Vitimização, e (5) Testemunho e vitimação indirecta (ver apêndice A). Cada uma dessas cinco áreas é um módulo do JVQ. O instrumento foi traduzido para o português e a linguagem foi adequada à da população estudada.
RESULTADOS:
Durante a aplicação foram observadas as dificuldades na compreensão dos termos e das situações apresentadas aos participantes. As dificuldades observadas foram anotadas e discutidas em grupo para adequação dos termos e das situações para o estudo definitivo. As respostas aos itens foram analisados através de análises estatísticas realizadas no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19.o, utilizando técnicas de análise fatorial e correlação entre os itens.
CONCLUSÃO:
Os itens foram reformulados considerando a realidade da população a ser estudada e serão feitos novos estudos piloto para verificar se as modificações realizadas atendem o contexto da população sem alterar o sentido dos itens.
Palavras-chave: Vitimização, JVQ, Estudo Piloto.