63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO NA ESCOLA CEMTI MODERNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PIUAÍ |
Márcio Herbes Santos 1 Simone Silva de Santana 2 Kamila Cosme de Andrade 3 Shaielly Gonçalves de Oliveira 4 Maria Luciana da Silva Nóbrega 5 |
1. Estudante do Curso de Ciências da Natureza - UNIVASF - Campus Serra da Capivara 2. Estudante do Curso de Ciências da Natureza - UNIVASF - Campus Serra da Capivara 3. Estudante do Curso de Ciências da Natureza - UNIVASF - Campus Serra da Capivara 4. Estudante do Curso de Ciências da Natureza - UNIVASF - Campus Serra da Capivara 5. Profª. Ms./Orientadora – UNIVASF – Coord. do Projeto/PIBID: “Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido Brasileiro: Experiência Piauiense” |
INTRODUÇÃO: |
A contextualização do ensino no Semiárido Brasileiro (SAB) está diretamente ligada, vinculada ao resgate do conhecimento prévio dos alunos, que trazem consigo para a sala de aula, um conhecimento nato de sua região, localidade do interior que por vezes, é deixada a margem pelos professores, durante o desenvolver de suas atividades diárias, não se utilizado de termos, simples, porém, extremamente eficazes do ponto de vista contextual, para trazer uma melhor clareza de idéias e objetivos, ao ministrar uma aula, para estes atores e demais colegas de sala. A partir das ações do projeto “Educação e Convivência com o Semiárido Brasileiro: Experiência Piauiense”, vinculado ao programa PIBID/MEC vem sendo realizados levantamento de necessidades, debates e reuniões, foi identificado a necessidade de levar ao conhecimento do público docente, as várias possibilidades de abordagem de temas relevantes para o crescimento e desenvolvimento sustentável do aluno e professores por meio da realização de mesas redondas e oficinas pedagógicas, abordando conteúdo prático, dinâmico e elucidativo, para a convivência com a realidade, da microrregião do município de São Raimundo Nonato, Piauí. |
METODOLOGIA: |
O projeto partiu de uma pesquisa para identificar as carências e conseqüente necessidade de temas relevantes para subsidiar dar suporte ao conhecimento dos professores, se realizou um levantamento que sustentou o trabalho. A partir daí, foi iniciado um ciclo de debates e reuniões com os dirigentes e coordenadores da escola, juntamente com os professores, primeiramente, esclarecendo o tema e buscando identificar suas carências, necessidades e formas para aplicação do conteúdo. De fundamental importância, foi a promoção da oficina pedagógica onde, os atores principais, tiveram contato direto com métodos e técnicas que podem ser utilizadas e abordadas durante a aplicação das diversas disciplinas ministradas na escola, transformando a experiência, em um eixo transversal de conhecimento que abrange principalmente, a biologia, física, química, matemática e o meio ambiente, enfim, as ciências da natureza. Como exemplo, cito o cálculo para identificar a quantidade de água retida em uma cisterna, através da captação da água de chuva, a construção de um filtro caseiro, feito com material encontrado facilmente, de forma farta na região, do entorno do município e também obtido em qualquer região do país. |
RESULTADOS: |
A primeira necessidade foi subsidiar os bolsistas de conhecimento sobre o tema da Convivência. O resultado durante a oficina pedagógica foi identificar o grande envolvimento dos professores que, buscaram mais informações sobre as questões ligadas a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro, se entregando a construção do filtro caseiro, as técnicas para construção de uma cisterna, sua forma de uso racional, higiênico e sustentável para garantir água potável para os meses de estiagem na região, conforme fotos das atividades demonstram. A discussão ficou concentrada nas formas a se utilizar para obter a apropriação por parte dos alunos, do conhecimento, que por vezes, já está contido no seu dia a dia, mas que não aflora de forma significativa devido a não correta condução do tema em sala de aula, podendo se valer deste, para inclusive, a aplicação nas várias disciplinas, em especial nas Ciências da Natureza. |
CONCLUSÃO: |
A partir da instrumentalização dos professores que necessitam de suportes técnicos/teóricos para promoção da Convivência com Semiárido, é possível desenvolver uma metodologia capaz de dar suporte a Educação Contextualizada, quebrando paradigmas no campo educacional, para que esta promissora metodologia sirva como ponte entre a Ciência da Natureza e a comunidade em geral, não somente estudantes, mas também a comunidade do entorno escolar, que juntos podem construir uma prática interdisciplinar contextualizada. |
Palavras-chave: Contextualização, Convivência, Semiárido. |