63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO OU COPING DE TRABALHADORES EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO
Liane Teles Nogueira 1
Luana Guimarães Castro 2
Lidiane Ferreira 3
Daniela Campos 4
Matildes José da Oliveira 5
Daniela Sacramento Zanini 6
1. Dpto. de Psicologia, PUC-GOIÁS
2. Dpto. de Psicologia, PUC-GOIÁS
3. Dpto. de Psicologia, PUC-GOIÁS
4. Dpto. de Psicologia, PUC-GOIÁS
5. Dpto. de Psicologia, PUC-GOIÁS
6. Profa. Dra. / Orientadora – Depto. De Psicologia – PUC-GOIÁS
INTRODUÇÃO:
O coping pode ser entendido como um processo resultante da interação entre a pessoa e o ambiente. Nessa perspectiva, indivíduo e meio externo influenciam-se mutuamente e a maneira como os indivíduos se comportam, quando do enfrentamento a um problema, é resultante dessa interação.
O desemprego afeta os trabalhadores de forma desigual, podendo gerar impacto na vida familiar, social e pessoal do trabalhador desempregado.
O presente estudo tem como objetivo avaliar as estratégias de coping em trabalhadores que estão em situação de desemprego.
METODOLOGIA:
O estudo contou com a participação de 155 trabalhadores desempregados, acessados nas agências do SINE e consultorias, localizadas na cidade de Goiânia, os quais responderam ao inventário Coping Reponse Inventory (CRI- Adult Form).
RESULTADOS:
Os resultados da amostra apontaram que as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos participantes do estudo foram Resolução de Problemas e Reavaliação Positiva. A estratégia de enfrentamento menos utilizada pelos participantes do estudo foi Aceitação/Resignação.
CONCLUSÃO:
A partir dos dados coletados observou-se maior uso de estratégias de enfrentamento de aproximação do problema do que evitação. Os dados levantados mostraram-se compatíveis com a revisão teórica citada no estudo.
Palavras-chave: Desemprego, Coping, Trabalhadores.