63ª Reunião Anual da SBPC |
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia |
ESCLARECIMENTOS DO CREA PARA GRADUADOS NA ESALQ (ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ") |
Matheus Luís Docema 1 Isabela Maria Jimenes 2 Flavio Cesar Almeida Tavares 2 Samuel Schievano Groppo 2 Patrícia Tieme Miyazima 2 |
1. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" 2. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" 3. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" 4. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" 5. ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" |
INTRODUÇÃO: |
Acredita-se que a elucidação do estudante universitário sobre muitos aspectos de sua futura profissão tenha sua importância freqüentemente diminuída e até menosprezada. Observa-se a necessidade de um maior envolvimento e aprofundamento, por parte dos discentes, em aspectos fundamentais de sua carreira. Entende-se que necessita de um maior esclarecimento quanto a assuntos relacionados à importância do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e suas influências na profissão, já que o cadastro no órgão tornou-se obrigatório aos engenheiros agrônomos, isso em consonância com o fato de ocupar uma posição centralizada quando se almeja um exercício reto da profissão. É interessante que os alunos informem-se a respeito do curso referente ao CREA, suas atribuições, abordagens, estrutura, entendendo o funcionamento do Conselho, preparando-se para futuras exigências profissionais. Com o objetivo de sanar dúvidas e promover um melhoramento do curso de Engenharia Agronômica, incentivando o pensamento crítico, o PET Biotecnologia Agrícola desenvolveu este projeto, que visa traçar um perfil de opiniões sobre o assunto, proporcionando um maior esclarecimento, além de levantar pontos a serem melhorados na aplicação do curso e que necessitam ser mais desenvolvidos. |
METODOLOGIA: |
A princípio, foi realizada uma apresentação do projeto e plano de estudos sobre a relação do Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ com o CREA. Posteriormente, foi realizada uma palestra com o professor Doutor Valdemar Antônio Demétrio do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ-USP, representante do Conselho, que abordou o tema "O CREA e suas atribuições" como assunto principal, apresentando a importância do mesmo para o futuro profissional. Por fim, e com grande importância para a conclusão do Projeto, foram aplicadas enquetes aos ex-alunos de graduação em Engenharia Agronômica da ESALQ-USP, através da ADEALQ (Associação de ex-alunos da ESALQ) que enviou por e-mail centenas de questionários aos formandos de 1950 até 2010 a respeito do CREA. A palestra esclareceu sobre as funções e atuações do CREA, assim como suas resoluções que possibilitaram elaborar as perguntas. As enquetes abordavam a eficiência do curso do CREA quanto aos esclarecimentos de dúvidas, quais assuntos relevantes poderiam ter sido abordados no curso, quais são os limites das atribuições do Engenheiro agrônomo, assim como se a época em que foi realizado foi adequada e se o profissional paga o CREA. |
RESULTADOS: |
Com o objetivo de conhecer melhor a formação do Engenheiro Agrônomo e as características deste profissional em relação ao estudo até a sua atuação no mercado de trabalho, concluímos com as enquetes que 50% dos formandos acharam o curso do CREA nada eficiente quanto ao esclarecimento de dúvidas, e do restante, 32% não fizeram o curso, porque não era obrigatório ou porque não responderam, e 18% responderam que era eficiente na sua maioria. Dos 68% dos entrevistados que responderam, perguntamos quais os assuntos relevantes que poderiam ser abordados no curso. Destes, 44% gostariam de saber mais sobre a área de atuação e atributos do Eng. Agrônomo, 22% sobre códigos e leis, 19% sobre o uso e manutenção do CREA, como a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), e os 15% restantes acham que o curso está completo. Sobre os limites das atribuições, 35% conhecem, 40% conhecem na sua grande maioria e 25 % não conhecem. Ao perguntarmos sobre a época em que o curso é aplicado, 73% concordaram e o restante opinou que poderia ter sido antes. Na outra questão abordada, 70% disseram que pagam o CREA e 30% não pagam pelo motivo de não usar o título de Engenheiro Agrônomo na atual profissão, apesar de atuar na área de agrárias. |
CONCLUSÃO: |
Como conclusão desse trabalho, observou-se que apesar da grande maioria dos entrevistados não terem feito o curso do CREA pelo fato da sua exigência ser recente, os que fizeram acharam o curso pouco eficiente para o esclarecimento de dúvidas quanto ao seu futuro no mercado profissional, o que mostra que o órgão deve melhorar o modo de expor o conteúdo do curso. Alegou-se, também, a falta de maiores esclarecimentos justamente sobre a área que o Engenheiro será responsável, embora muitos saibam os limites de suas atribuições, contemplando os assuntos de maior carência aos agrônomos seria uma medida útil para seu aprimoramento. Com base nas respostas dos questionários enviados pelos engenheiros agrônomos que estão inseridos no mercado de trabalho notamos a real dificuldade do profissional em adequar a nova realidade, faltando informações que complementassem a sua graduação, contudo a divulgação e apoio por parte do governo é fundamental para a melhor formação profissional. |
Palavras-chave: CREA, Formação, Enquetes. |