63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Geografia e Educação Ambiental, o caso do C.E. Luzenir Matta Roma em Codó-MA.
Marlene Sousa Silva 1
Rebeca Reis Carvalho 2
Kaio Emanuel Ribeiro de Araújo 3
Felipe Almeida Sousa 4
Valdean Barros Silva 5
1. Profa. Especialista Departamento de Ensino - IFMA
2. Profa. Especialista Departamento de Ensino - IFMA
3. Aluno do Curso Técnico em Agropecuária - IFMA
4. Aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMA
5. Autor do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMA
INTRODUÇÃO:
A Geografia passa por um processo constante de renovação na busca de definições quanto aos seus conteúdos, metodologias e significados na formação de uma sociedade em contínuo processo de mudança. As transformações geradas pela globalização e as questões relativas ao meio ambiente deram a esta disciplina um novo sentido.É importante que as questões ambientais sejam incorporadas aos conteúdos trabalhados nesta disciplina, a nível mundial, nacional e local. Para Reigota (2002, p. 9) “uma das resoluções da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, indicou a necessidade de se estudar a Educação Ambiental, tendo em vista a participação dos cidadãos na solução dos problemas ambientais”. O Espaço Geográfico, objeto de estudo da Geografia tem como objetivo explicar e fazer compreender as relações entre sociedade e natureza; a Educação Ambiental, por sua vez, tem como tarefa instruir a respeito da relação do homem com o meio ambiente. Daí percebe-se a inquestionável e estreita relação entre a Geografia e o Meio Ambiente. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a contribuição da Geografia para a E.A no C.E Luzenir Matta Roma em Codó - MA; Em seguida verificou-se a Educação Ambiental na perspectiva didática pedagógica.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho selecionou-se, primeiramente, a bibliografia a ser utilizada para a construção do referencial teórico; em seguida, elaborou-se questionários com perguntas que abordavam o tema e distribuiu-se para professores e alunos da escola onde se realizou a pesquisa, após um determinado período, coletaram-se o material distribuído a fim de se analisar os dados obtidos.
RESULTADOS:
Primeiramente tivemos os seguintes resultados: que prática dos professores ainda é uma tanto descontextualizada da realidade em que eles irão atuar juntamente com os alunos. A formação em Educação Ambiental é habitualmente realizada em cursos que ocorrem esporadicamente. Os projetos de educação ambiental em geral não estão articulados ao projeto educativo da escola. A temática ambiental, complexa e atual, não se circunscreve a uma área de conhecimento determinada e sua discussão depende do acesso a informações atualizadas, para que os professores tenham condições de apropriação do repertório e dos conceitos dessa temática.
CONCLUSÃO:
A Geografia não é uma disciplina neutra, muito pelo contrário, ela transmite valores essenciais à conscientização e à mudança de atitudes negativas do homem em relação ao meio ambiente. É importante que se ressalte o ensino da Geografia no atual contexto da educação e, em particular, da educação ambiental.
Palavras-chave: Meio ambiente, Educação Ambiental, Geografia, Preservação, Sensibilização..