63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana |
Geografia e Educação Ambiental, o caso do C.E. Luzenir Matta Roma em Codó-MA. |
Marlene Sousa Silva 1 Rebeca Reis Carvalho 2 Kaio Emanuel Ribeiro de Araújo 3 Felipe Almeida Sousa 4 Valdean Barros Silva 5 |
1. Profa. Especialista Departamento de Ensino - IFMA 2. Profa. Especialista Departamento de Ensino - IFMA 3. Aluno do Curso Técnico em Agropecuária - IFMA 4. Aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMA 5. Autor do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMA |
INTRODUÇÃO: |
A Geografia passa por um processo constante de renovação na busca de definições quanto aos seus conteúdos, metodologias e significados na formação de uma sociedade em contínuo processo de mudança. As transformações geradas pela globalização e as questões relativas ao meio ambiente deram a esta disciplina um novo sentido.É importante que as questões ambientais sejam incorporadas aos conteúdos trabalhados nesta disciplina, a nível mundial, nacional e local. Para Reigota (2002, p. 9) “uma das resoluções da Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, indicou a necessidade de se estudar a Educação Ambiental, tendo em vista a participação dos cidadãos na solução dos problemas ambientais”. O Espaço Geográfico, objeto de estudo da Geografia tem como objetivo explicar e fazer compreender as relações entre sociedade e natureza; a Educação Ambiental, por sua vez, tem como tarefa instruir a respeito da relação do homem com o meio ambiente. Daí percebe-se a inquestionável e estreita relação entre a Geografia e o Meio Ambiente. O objetivo geral desse trabalho foi analisar a contribuição da Geografia para a E.A no C.E Luzenir Matta Roma em Codó - MA; Em seguida verificou-se a Educação Ambiental na perspectiva didática pedagógica. |
METODOLOGIA: |
Para a realização deste trabalho selecionou-se, primeiramente, a bibliografia a ser utilizada para a construção do referencial teórico; em seguida, elaborou-se questionários com perguntas que abordavam o tema e distribuiu-se para professores e alunos da escola onde se realizou a pesquisa, após um determinado período, coletaram-se o material distribuído a fim de se analisar os dados obtidos. |
RESULTADOS: |
Primeiramente tivemos os seguintes resultados: que prática dos professores ainda é uma tanto descontextualizada da realidade em que eles irão atuar juntamente com os alunos. A formação em Educação Ambiental é habitualmente realizada em cursos que ocorrem esporadicamente. Os projetos de educação ambiental em geral não estão articulados ao projeto educativo da escola. A temática ambiental, complexa e atual, não se circunscreve a uma área de conhecimento determinada e sua discussão depende do acesso a informações atualizadas, para que os professores tenham condições de apropriação do repertório e dos conceitos dessa temática. |
CONCLUSÃO: |
A Geografia não é uma disciplina neutra, muito pelo contrário, ela transmite valores essenciais à conscientização e à mudança de atitudes negativas do homem em relação ao meio ambiente. É importante que se ressalte o ensino da Geografia no atual contexto da educação e, em particular, da educação ambiental. |
Palavras-chave: Meio ambiente, Educação Ambiental, Geografia, Preservação, Sensibilização.. |