63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PELOS EDUCADORES DO PROJOVEM URBANO |
Maria Emilia Barrios Rodriguês 1 Leonor Campos Dias 2 Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira 3 Eliane Ribeiro Andrade 4 Diógenes Pinheiro 5 |
1. Mestranda em Educação - UNIRIO 2. Licenciada em Pedagogia - UERJ 3. Licenciada em Pedagogia - UVA 4. Profa. Dra./ Orientadora - Programa de Pós-graduação em Educação - UNIRIO 5. Prof. Dr./ Co-orientador - Programa de Pós-graduação em Educação - UNIRIO |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo tem como objetivo apresentar um olhar dos educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens sobre a avaliação do material didático, elemento vital ligado à fase inicial de implantação do Programa. O Projovem foi criado em 2005 e, desde então, vem se consolidando como uma das mais importantes políticas públicas voltadas para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. Os alunos recebem uma bolsa de R$ 100,00 reais e têm 18 meses para concluir o curso, que está baseado em um projeto político inovador, apoiado em um tripé que combina escolarização, formação para o trabalho e formação cidadã. Devido a essas características curriculares, o material didático utilizado no Programa tem uma importância estratégica para sua implementação e continuidade. Qual a opinião do professores sobre o material didático? Quais as proximidades e diferenças que esse material tem em relação ao utilizado no Ensino Fundamental regular? O presente trabalho é um recorte do relatório de avaliação diagnóstica produzido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas – POPE/UNIRIO. Esta pesquisa teve como finalidade fornecer subsídios no sentido de uma melhor adequação e/ou sustentação das propostas do Programa ao considerar a opinião do educador no processo educativo. |
METODOLOGIA: |
Este extrato foi resultado da análise de dados coletados por meio da aplicação do instrumento quantitativo, Survey II, com os docentes ingressos na fase inicial do Projovem Urbano – 1a entrada. O diagnóstico foi realizado em julho de 2009, abarcando 419 educadores oriundos de 11 estados das cinco regiões do Brasil, no qual 1/3 são da região Nordeste (33,9%), seguida da Sudeste (28,1%), Norte (16,3%), Centro-Oeste (15,6%) e, por fim, a região Sul (6,0%). Quanto ao componente curricular lecionado pelos professores, verificou-se que 18,4% dos respondentes ministram língua portuguesa, 16,3% matemática, 15,6% língua estrangeira, 15,3% ciências humanas, 14,4% ciências da natureza, 13,9% qualificação para o trabalho e 6,2% ação comunitária. O questionário é composto por 83 questões e está organizado em seis eixos temáticos. No entanto, este estudo se debruça nos seguintes sub-eixos: i) implementação: como o educador avalia os elementos ligados à fase inicial do Programa (privilegiando a análise do material didático); e, ii) material didático: como o docente considera a linguagem e os exemplos utilizados nesse material, a qualidade e a eficiência dos exercícios e atividades propostos e a frequência com que são utilizados os recursos pedagógicos em sua rotina didática. |
RESULTADOS: |
O instrumento buscou investigar como o educador analisa os elementos ligados à implementação do Programa, como, por exemplo, sua avaliação do material didático, que foi tido como “bom” por 52,8% dos profissionais de educação e como “ótimo” por 28,7%. Outro questionamento refere-se às considerações quanto a composição do material didático oferecido pelo Projovem, descritas a seguir. No que tange à linguagem utilizada no material, 86,4% a avaliaram de maneira muito afirmativa, visto que 53,5% responderam que é “boa” e 32,9% “ótima”. A satisfação também aparece no que se refere à pertinência dos exemplos dados aos jovens: 53,1% responderam com “bom” e 28,0% como “ótimo”. A qualidade e eficiência dos exercícios e atividades também foram avaliadas de forma positiva por mais da metade dos docentes (50,8%); entretanto, chama atenção o percentual “regular” nesse item em relação aos demais, concentrando 17,6% das respostas. A boa avaliação dos docentes acerca do material didático também transparece quanto à pertinência dos conteúdos selecionados: 53,5% a classificam com “bom” e 25,3% com “ótimo”. Quanto à adequação do material à realidade dos jovens, 47,3% responderam que esse aspecto é “bom” e 27,1% o acham “ótimo””. |
CONCLUSÃO: |
Com base nos resultados apresentados e analisados nesse trabalho, conclui-se que há uma grande aceitação por parte dos docentes sobre o material didático oferecido pelo Projovem Urbano. Os educadores avaliaram de forma positiva tanto o material didático como elemento ligado à implementação do Programa quanto a composição do mesmo. No entanto, embora a análise e a adequação do material à realidade dos alunos do Programa tenha sido positiva, uma observação deve ser aferida neste estudo, pois quando discorrem mais livremente sobre as dificuldades de integração existentes no PPI, os docentes reivindicam uma maior adequação do material ao contexto social diferenciado dos estudantes, conforme atesta a questão descritiva do instrumento, tema que deve ser explorado em estudos posteriores. |
Palavras-chave: Políticas-públicas, Educação, Projovem Urbano. |